quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Guia de Viagem a Turquia - Dicas e Informações de Viagem a Istambul


A Turquia é uma república democrática, multi-partidária e secular, com um sistema de governo parlamentarista, que é chefiado por um primeiro-ministro e composto pelo conselho de ministros. O poder legislativo compete ao governo e à Grande Assembleia Nacional.
É um grande país com 779.452 km², localizado na Eurásia, no encontro da Europa com a Ásia. Sua população é de 77 milhões habitantes, a maioria muçulmana (97%), embora seja um país laico, sem religião oficial. Faz fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Irã, Azerbaijão, Iraque e Síria, e é banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu, Negro e de Mármara.
A principal metrópole é Istambul e a segunda, a capital, é Ancara.

Napoleão Bonaparte, um grande viajante, disse certa vez que “Se a terra fosse um Estado único, sua capital seria Istambul” (era a sua visão no século XIX).
Cortada pelo Estreito de Bósforo, a antiga Constantinopla (volte aos seus tempos de escola) é hoje a única cidade do mundo dividida em dois continentes. De um lado a Europa e do outro a Ásia.
A cidade começou como Bizâncio, assentamento grego estrategicamente posicionado na união entre o Mar Negro e Mediterrâneo, possibilitando rotas comerciais entre Ásia e a Europa e adentrando o continente em um braço de águas calmas e profundas, conhecido como Chifre de Ouro.
Hoje Istambul mantém as belezas que lhe deram fama ao longo dos séculos e vive uma efervescência cultural, graças à juventude rica que estudou nas mais cosmopolitas cidades europeias e trouxe de volta para casa um estilo descolado de viver a vida. A cidade surpreende pela quantidade de restaurantes ultramodernos, clubes noturnos, lojas de design e galerias de arte.

Nesta postagem traremos apenas informações sobre a viagem a Istambul.

A cidade de Istambul é dividida pelos seguintes principais bairros: Sultanahmet, Bazar, Karakoy, Besiktas, Ortakoy, Bebek, Nisantasi e Uskudar (lado asiático).

Os principais bairros turísticos ficam no lado europeu da cidade, já que o lado asiático é predominantemente residencial.

Falaremos, com detalhes, de cada um dos bairros em postagem especifica.
Clique em "Mais informações"

Planejamento da viagem

Documentação

Passaporte
É exigido passaporte válido por, no mínimo, seis meses contados da data de retorno ao Brasil. Atenção, pois a validade de seis meses deverá ser somada ao tempo de permanência. É recomendável tirar duas cópias do passaporte onde constam os dados pessoais e do documento e vistos existentes. Uma deve ficar com o companheiro(a) de viagem e outra em local diferente do original. Em caso de perda do original, a cópia vai facilitar a obtenção da autorização para retorno ao Brasil, no Consulado ou Embaixada.

Visto
Graças a um acordo bilateral com o Brasil, não é necessário visto prévio para entrar na Turquia, se o seu período de permanência foi de até 90 dias, renováveis por até 180 dias por ano. A autorização será dada após a entrevista na imigração. Para prazos maiores e para outras finalidades, que não seja turismo, você deve procurar a Embaixada da Turquia no Brasil para obter a autorização.

Vacinação
Não é exigido o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela para visitar a Turquia, porém é importante tê-lo.
Recomenda-se também tomar as seguintes vacinas: contra Hepatite A (ao menos a primeira dose), contra febre tifoide e também contra tétano.

Seguro de viagem
Por não fazer parte do Tratado de Schengen, a Turquia não exige o Seguro de Saúde, porém com saúde não se brinca, principalmente estando em outro país (e distante). Considere fazer um seguro de viagem independente da obrigatoriedade.

Veja as opções para fazer o seguro:
- se comprar as suas passagens pelo VISA (mínimo Platinum), terá direito ao seguro gratuitamente. Entre no link abaixo e preencha as informações para emissão do Certificado de Seguro. É bom imprimir em inglês e português.

Telefone 0800.891.3679 - e-mail benefits@ap-visa.com

- tendo conta no Banco do Brasil, pode fazer com o seu Gerente. O custo é muito baixo.
- empresas especializadas em seguro de viagens:
      Assist Card

- não deixe de consultar também agências de viagem, como, por exemplo, a CVC, que fecham negócios com operadoras de seguros e podem fazer preços melhores.

Acesse o site: Comparador de seguro, antes de comprar.

Para mais informações sobre Seguro de Viagem aqui
Passagem
Para obter melhores preços, faça a sua reserva com antecedência de 60 a 90 dias, principalmente se sua viagem é para época de alta estação.
Tenha cuidado com passagens muito baratas, pois pode significar várias conexões, tornando a sua viagem cansativa, sem falar na perda de tempo.
Sites como Kayak, Skyscanner e Voopter são bons aliados na hora de encontrar as melhores tarifas também. Eles fazem buscas simultâneas em diferentes fontes, e o resultado é um painel com voos e tarifas variadas, onde se têm boa noção da diferença de preço entre uma companhia e outra. No Voopter, o alerta se baseia no preço máximo que o usuário quer pagar.
Os voos podem custar quase o dobro do dia para noite. Os preços das tarifas variam de acordo com a demanda. Dias concorridos são mais caros, dias sem movimento, mais vazios. Por isso é importante ter datas flexíveis na hora de buscar uma passagem. Passagens costumam ser mais baratas às terças e quartas-feiras, quando o movimento de passageiros é menor, e mais caras nas noites de sexta, domingo e às segundas pela manhã. Viajar na semana do réveillon é caro em qualquer lugar do mundo. Menos na noite do dia 31 para o dia 1.
Existem voos diretos do Brasil para a Turquia pela Turkish Airlines partindo de São Paulo. Veja aqui
Caso escolha voos como conexões em outro país é importante observar um tempo mínimo de três horas entre os voos. Você terá que passar pela imigração, alfândega, retirar as bagagens e fazer novo embarque. É melhor aguardar um pouco no free shop do que ter que pagar uma hospedagem e nova passagem.

Consulte aqui

Informações de aeroportos que você pode utilizar:
Portugal/Lisboa: Portela
Espanha/Madri: Barajas
Paris: Orly
Roma: Fiumicino
Londres: Heathrow
Milão: Malpensa
Istambul: Atatuk
É o maior aeroporto internacional de Istambul, localizado no lado europeu da cidade, em Yeşilköy, no distrito de Bakırköy, a cerca de 20 km a oeste do centro histórico.

Hospedagem
Sugerimos hospedagens nas regiões de Sultanahmet e Beyoglu (Taksim).
Sultanahmet é perfeita em função da concentração das principais atrações turísticas, muitas acessíveis à pé. A noite já deixa a desejar. As ruas ficam menos movimentadas e as opções são limitadas.
Beyoglu (Taksim) tem a vantagem das belas vistas do Bósforo, inúmeros restaurantes, bares e boates. Mas é necessário utilizar transporte público ou táxi para acessar as principais atrações turísticas.

Avaliar os distritos de Ortaköy e Nişantaş, também bem localizados e que oferecem excelentes opções de hospedagem.

Para obter melhores preços, faça reserva com no mínimo dois meses de antecedência. Os preços de hotéis em cidades turísticas são sempre maiores nos finais de semana. Quanto você pede um orçamento que inclua sexta, sábado e domingo o preço informado é uma média do período.
É importante confirmar, diretamente com o hotel, a reserva com 20 dias de antecedência da viagem. Telefone ou mande um e-mail.

Veja hotéis na publicidade do Booking neste blog.
Quando ir
As melhores épocas são de maio a outubro (primavera/verão/outono), uma vez que o clima será perfeito para passear em Istambul, no Mar Egeu e na costa do Mediterrâneo. Para aproveitar as praias, meados de maio a setembro é perfeito para o Mar Egeu e a costa do Mediterrâneo. Entre novembro e abril pode nevar e as estradas fecharem.
Roupas
De junho a setembro, leve roupas leves como bermudas, camisetas, jeans, bonés, chapéus e óculos escuros. Sapatos confortáveis e, principalmente, tênis são fundamentais para caminhar por Istambul e regiões. Mesmo no verão, uma malha leve ou moletom são necessários a noite. Leve também um conjunto esporte-chique para usar a noite num bar ou restaurante, ou em algum evento em hotel fino ou local mais sofisticado.
Quanto tempo ficar
Em uma semana é possível conhecer as principais atrações e caminhar pelos diversos bairros de Istambul e ainda ir a Capadócia.
Língua
A língua oficial é o turco, que utiliza o alfabeto latino. O inglês é super bem aceito e falado nos mais diversos locais.
Veja algumas frases e termos em turco aqui
Quanto levar em dinheiro / cartões
A moeda oficial da Turquia é a lira turca, chamada localmente de Türk lirası - TL. O país não faz parte da União Europeia, por isso não adota o Euro como moeda oficial. A melhor forma de obter a lira turca é trocando-a nas casas de câmbio da Turquia ou então sacando a moeda local nos caixas eletrônicos. A divisão das notas e moedas da lira turca é quase igual ao real brasileiro. As notas são de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 liras turcas, enquanto as moedas são de 1 lira turca ou de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos de lira.
Veja aqui moedas e cédulas da Turquia.
Em 16/08/2015 R$1,00 equivalia a TL$0,81 e o 1,00 = TL3,1465. O dólar e euro são bem aceitos. Precisa ter a moeda local para compras em lugares menos turísticos e para evitar conversões desfavoráveis. Caixas eletrônicos estão espalhados por todas as cidades e cartões de créditos são aceitos em praticamente todos os locais turísticos.
Conversor moedas aqui

Todos os bancos e muitos hotéis fazem o câmbio de moedas estrangeiras, mas estes aplicam as piores taxas, enquanto os bancos cobram uma porcentagem razoável pela troca.
Podemos estimar, sem considerar extravagâncias, 450 Liras Turcas, por pessoa, por dia, como factível para refeições, atrações e pequenas compras.
Desbloquear cartões de crédito para uso no exterior, antes da viagem, e anotar os números e telefones das pessoas de contatos, ou tirar cópias dos mesmos. Deixar uma cópia em casa e outra em local diferente do original durante a viagem.
Muito cuidado com os cartões, pois o chip e senha muitas vezes não são necessários no exterior. Em caso de perda, pode ser utilizado facilmente por outra pessoa.
As compras com o Cartão de Crédito, Débito ou com Travelcards, serão taxadas em 6,38% de Imposto sobre Operações Financeiras – IOF.
Se o valor do câmbio para compra de Lira turca no Brasil for vantajoso (não é muito fácil comprar no Brasil), utilizar dinheiro em espécie é recomendável para turistas brasileiros, principalmente depois do aumento nas taxas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas compras com cartões. Deve-se, entretanto, observar os cuidados necessários para transporte e manuseio da moeda.
Dica: Compre uma pequena pochete doleira, coloque os seus euros e use por dentro da calça (sem moedas para evitar perrengue no raio X dos aeroportos).

Tomada elétrica
Quando vamos viajar, dificilmente pensamos em detalhes como esse: qual o modelo de tomada do país que se vai visitar? Mas isso pode, muitas vezes, se transformar em um transtorno. Imagine você com seu celular descarregado, máquina fotográfica ou computador? Tendo que desperdiçar o tempo de suas férias para encontrar em algum supermercado ou loja de eletrônicos um adaptador universal (plug)?
O plugue padrão dos aparelhos elétricos na Turquia são do tipo “C” e “F”, semelhantes os utilizados em Portugal e são assim:
Além disso, a voltagem é 230V, 50 Hz. Logo, se você quiser levar seus aparelhos elétricos e eletrônicos para Turquia, precisará de um adaptador para a tomada e um transformador para a voltagem, exceto para Ipad, notebooks e celulares que são bivolt. Os adaptadores podem ser comprados em Istambul em várias lojas para turistas e de eletrônicos ou solicitados no hotel.
Mais informações sobre plugs e tomadas aqui
Telefones
Solicitar roaming de seu telefone celular, para qualquer eventualidade, lembrando que é a pior opção. Não habilite dados em hipótese alguma, pois a conta será absurda.
Outras opções:
- Chip da empresa MaxRoam. Ele vai funcionar em 230 países automaticamente, com preços muito próximos dos praticados pelas operadoras locais, inclusive pós-pagos. Você compra via internet (mínimo 30 dias antes da viagem) e recebe pelos Correios. A compra é fácil: você escolhe o seu tipo (SIM - só para celular, para Ipad, internet para celular e até um próprio celular novo com chip) e qual crédito gostaria de ter. Dá para calcular mais ou menos as tarifas que você vai pagar através do site, bastando informar para onde vai viajar (“I’m Roaming In”) e para onde vai fazer a maior parte das ligações (“I’m calling to”).
Você pode acompanhar toda a sua movimentação online com um extrato detalhado na sua conta, como duração, número e valor de cada chamada, atualizado automaticamente e em tempo real. E ainda pode comprar números locais por períodos limitados de tempo. Dá para ter um número da Itália para que as pessoas liguem, sem ter que pagar.
- Chipmax - Faça e receba chamadas telefônicas, envie e receba SMS e navegue na Internet direto do seu próprio celular ou Tablet.
Aplicativos
- Os aplicativos para smartphones que funcionam com o sistema VoIP (Voice Over Internet Protocol) são o meio mais econômicos de fazer ligações internacionais. Eles funcionam melhor com wi-fi, mas também podem ser usados com 3G, dependendo da qualidade da conexão de dados.
- O Skype oferece ligações gratuitas para outros usuários do Skype ou chamadas para telefones fixos ou celulares por tarifas baixas, bastando comprar créditos antecipadamente.
- O Viber também é prático. Você liga de graça para quem também tem o aplicativo.
- O aplicativo WhatsApp é a melhor opção atualmente. No hotel (solicite a senha na portaria), nas redes Mcdonalds e outros locais obtenha o Wifi e pronto, está conectado. Veja aqui locais com Wifi grátis. Se a sua versão foi a mais atualizada poderá fazer ligação gratuita para outro celular nas mesmas condições (que maravilha).
Você pode compartilhar a conexão do seu celular para acesso a internet por outro celular de pessoa que lhe acompanhe na viagem, com um único chip, através do Acesso Pessoal.
Internet Wi-Fi está disponível por todos os lados. Embora normalmente seja fechada, basta pedir a senha ao dono do estabelecimento que ele lhe dará sem problema algum. Os SIM Card (chips) para telefones celulares também são populares e baratos, inclusive com planos pré-pagos para uso de voz ou dados. As principais companhias telefônicas são a Turkcell e Vodafone.


Cartões pré pagos
Veja aqui este opção - Seu cartão telefônico

Conexão WI-FI paga
Muitas operadoras oferecem planos com internet wi-fi, nos quais você paga para se conectar o hotspots. A Boingo (www.boingo.com) é uma das gigantes do negócio, com mais de 1 milhão de hotspots espalhados pelo mundo. Para usá-los você precisa contratar um plano (preços começam em US$7,95). Baixando o aplicativo da empresa você é avisado toda vez que há uma conexão disponível por perto.
Veja mais informações sobre ligações internacionais aqui
Bagagem
A franquia de bagagem vai depender da empresa aérea e como será a sua viagem, se voo direto para o destino ou utilizar várias companhias. Solicite informações a Companhia (ou Companhias aéreas) contratada.
Normalmente funciona assim:
Bagagem de mão adequada para ser transportada no compartimento fechado por cima do lugar do passageiro ou por baixo do assento, com dimensões máximas de 110 cm: 55x35x20 cm.
Classe Econômica: 1 peça até 8 kg                           
Classe Executiva: 2 peças com peso total de 16 kg
A franquia de bagagem despachada gratuita transportada no porão pode ser estabelecida com base no peso ou no número de peças a transportar.
Seguindo normas internacionais para as condições de Segurança e Saúde no Trabalho, a TAP, por exemplo, não transporta malas/volumes com mais de 32 kg. As malas/volumes com mais de 32 kg têm de ser transportadas como carga.
Identificar as malas, por dentro e por fora, com nome, endereço completo e telefones no Brasil e no exterior;

Medicamentos – Levar na mala de mão os necessários para usar durante a viagem. Demais, na mala despachada.
Bagagem despachada – se for viajar acompanhado, colocar em cada mala roupas dos dois viajantes. Caso uma seja extraviada haverá roupas para os dois.
Bagagem de mão – levar um conjunto de roupa para qualquer eventualidade.
Pinças, tesouras, cortadores de unha, cremes, shampoo e perfumes devem estar na mala despachada.

Como arrumar a sua mala:

Ver mais informações sobre bagagem aqui
Consulado brasileiro em Istambul - Site aqui
Consulados Turcos no Brasil - Site aqui
Fuso horário
A Turquia está 5 horas à frente do horário de Brasilia. No horário de verão no Brasil ou da Turquia (março a outubro) a diferença é de 6 horas. Observe se o seu Estado faz parte do horário de verão.
Veja Post sobre Fuso horário aqui
Imigração
Se o seu voo não for direto pela Turkish Airlines, partindo de São Paulo, para Istambul, a imigração será no primeiro pais da Europa que você chegar. Os voos entre os países da Europa são considerados "domésticos", não havendo imigração nem carimbos.
Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser "doméstico"; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.
Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final. Confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.
Os aeroportos onde os agentes são mais duros são Madri, Londres e Dublin.
A fila de imigração normalmente é separada em duas, são elas:
- Passaportes da União Europeia (EU).
- Todos os outros passaportes.
Sendo o seu passaporte brasileiro entre na fila única e aguarde sua vez.
Não falar ao celular, evitando ser chamado à atenção.
Apresentar ao Oficial da Imigração o Passaporte e o formulário de imigração, que será entregue durante o voo e deve ser preenchido ainda no avião. As perguntas são todas simples. Ainda no Brasil, veja no site do hotel o endereço e guarde para preencher no formulário.
Algumas dicas:
- Retire seu passaporte de qualquer capa protetora que esteja usando. Muitos oficiais não gostam de recebê-lo assim. Entregue apenas o passaporte e o formulário.
- Leve impressa a reserva do seu hotel e passagem aérea de volta.
- O seguro de viagem, se for fazer a imigração em outro país, que não seja a Turquia (é recomendável fazer seguro de saúde, independente se país exige ou não) .
- Não entregue nada que não tenha sido solicitado.
- Responda as perguntas diretamente e sem enrolação.
- Familiares poderão fazer a imigração juntos. Amigo, namorado ou qualquer pessoa sem parentesco deverá passar sozinho pela imigração.
Se não souber falar a língua do local de imigração, peça ajuda ao Oficial.
Perguntas que podem ser feitas:
Qual o motivo de sua estada – Responder turismo / passeio / férias;
Quando tempo pretende ficar – Responder quantos dias;
Onde vai ficar – Informar o nome do hotel e endereço;
Qual a sua profissão – Informar a sua profissão;
Quantos Euros/Liras está trazendo – Informar o valor real;
Transporte

Como ir do aeroporto de Istambul ao centro da cidade

A melhor opção para se deslocar do moderno Aeroporto Internacional Atatürk, que fica a 24Km de bairros turísticos como Sultanahmet ou Beyoğlu, é pelo sistema de transporte público. Mas percorrer esse pequeno percurso de carro na hora do rush pode ser um pesadelo.

Metrô + Tram

O confortável metrô de Istambul, também conhecido como LRT (Light Rail Transit), percorre principalmente áreas periféricas da cidade, mas é o principal meio de transporte público que chega ao aeroporto. Por isso, para ir de Atatürk aos bairros centrais é preciso combiná-lo com outros meios, principalmente o tram, o moderno bonde de superfície que circula pelas ruas.
A estação final Havalimanı, que fica no aeroporto, está localizada no piso térreo do terminal internacional. Basta descer a escada rolante e seguir as placas “Rapid Transit” e “Metro”. Vale lembrar que o metrô funciona das 6h às 24h. Se você ainda não tiver o cartão Istanbulkart deverá adquirir a passagem ali mesmo por TL3. A compra é feita em máquinas e o ticket é uma espécie de ficha, conhecida como jeton. Procure levar dinheiro trocado, senão você terá que procurar um funcionário para trocá-lo, já que algumas máquinas aceitam moedas e cédulas de baixo valor (máximo TL20).
Pegue o metrô sentido Aksaray e, depois de 6 estações, desça em Zeytinburnu, onde você fará a conexão com o tram. Compre outro jeton e embarque no tram rumo a seu destino sentido Kabataş. Essa linha passa por Sultanahmet, Eminönü e Ponte Galata até chegar a Kabataş, onde você pode pegar o funicular para a praça Taksim, no bairro Beyoğlu. O trajeto até Sultanahmet dura pouco menos de um hora e até Taksim, cerca de uma hora e dez.

Ônibus Executivos

Outra forma de ir do aeroporto de Istambul ao centro é utilizar os ônibus Havataş. É uma boa opção para quem vai para Taksim e Beyoğlu, já que com o transporte público é preciso fazer muitas baldeações e a viagem passa de uma hora. Os veículos partem a cada 30 minutos do aeroporto e a passagem custa TL10.

Táxi

Um taksi até Sultanahmet custa entre TL35 e TL40. Já para Taksim sai por cerca de TL50. A viagem leva em média 45 minutos, dependendo do trânsito.

Transfers

Uma boa opção de ligação entre Atatürk e a cidade é pré-reservar um transfer com seu hotel ou outra empresa que forneça o serviço, como a Efendi Travel. Os valores variam muito e a viagem, dependendo do trânsito, leva entre 30 a 45 minutos.
Transportes em Istambul
Istambul possui um sistema de transporte público bem completo que alcança quase todas as regiões da cidade. Esse sistema é composto por vários tipos de modais, entre eles ônibus, trem, tram, metrô, funicular e barcos. Muitas atrações turísticas são próximas umas das outras, mas dependendo de onde você estiver hospedado, ou de onde deseja ir, certamente vai precisar utilizar algum tipo de transporte pelo menos uma vez.
Metrô
Istambul possui algumas linhas de metrô que levam a partes mais distantes da cidade. Há linhas subterrâneas e também metrôs de superfície (LRT – Light Rail Transit). Uma das linhas de LRT, a M1, tem início no Aeroporto de Istambul Ataturk, onde está a estação Havalimani, que significa aeroporto. Partindo do aeroporto de metrô é possível chegar nos distritos de Sultanahmet ou Beyoglu fazendo uma conexão com a linha de tram T4 na estação Zeytinburnu.  
Veja mapa do Metrô, estações, horários e preços etc aqui
Bondinho (tram)
O tram é um bonde elétrico que se move sobre trilhos em vias públicas. É um dos principais meios de transporte para os turistas que visitam Istambul, pois uma de suas linhas, a T1, passa por várias atrações da cidade, como:
Grande Bazar – estação Beyazıt;
Mesquita Azul, Basílica de Santa Sofia e Cisternas da Basílica – estação Sultanahmet;
Museu Arqueológico e Palácio Topkapi – estação Gülhane;
Ponte de Gálata, Bazar Egípcio e barcos para o Bósforo – estação Eminönü;
Palácio Dolmabahce e funicular para Taksim – estação Kabataş;
A estação Kabataş é a última da linha e faz a conexão com o funicular que sobe até a praça Taksim, onde é possível pegar a linha de metrô M2. Já a estação Zeytinburnu faz conexão do tram com o metrô que vai até o Aeroporto Internacional de Istambul Ataturk (estação Havalimani da linha M1).
Táxi – Taksi
É uma forma confortável, porém mais cara para se locomover em Istambul. Mas há dois problemas: você pode ficar preso num congestionamento insuportável, já que o trânsito da cidade é caótico em determinadas vias ou então ter o azar de pegar um taxista desonesto que pode tentar dar algum tipo de golpe, como circular com o taxímetro desligado ou fazer um caminho muito maior que o necessário.
Ao utilizar um táxi em Istambul sempre exija o taxímetro ligado e leve o endereço de destino anotado num papel, para evitar que ele entenda errado e te leve para outro lugar. O site TaksiMetrik permite fazer um cálculo aproximado de quanto custa uma corrida de táxi entre dois pontos da cidade.
Veja os cuidados sobre o uso de taxi em Dicas de Segurança.


Funicular
O funicular é um trem que se desloca em diagonal ligando a parte baixa da cidade à parte alta. Há dois funiculares em Istambul. Um deles é bem antigo e liga a Ponte de Gálata à Praça Tünel, próximo à Torre de Gálata e à avenida Istiklal. O outro funicular é bem recente e mais moderno, parece um metrô. Ele liga a estação Kabataş, a última do tram na parte baixa da cidade, à estação Taksim, na parte alta da cidade, onde passa a linha de metrô M2.
Barcos
O transporte marítimo também é muito utilizado em Istambul e é a maneira mais rápida de se deslocar do lado europeu para o lado asiático. O Estreito de Bósforo, que divide a cidade ao meio, possui um fluxo intenso de barcos e ao longo dele há várias estações. A principal empresa que oferece este serviço é a Sehir Hatlari, que além de transportar passageiros também tem passeios de barco pelo Bósforo para turistas.
Ônibus Citysightseeing
Veja mapas, preços e roteiros aqui
Jetons e o cartão Istanbulkart
Uma passagem avulsa para acessar o tram, funicular ou metrô é chamada de jeton e custa 3 liras turcas. O jeton é uma ficha amarela pequena de plástico. Há várias máquinas automáticas disponíveis nas entradas das estações que vendem esta ficha. As máquinas aceitam moedas e notas baixas, por isso é bom sempre ter um dinheiro trocado na hora de comprar a passagem.
Se você precisar usar dois meios de transporte na mesma viagem, como, por exemplo, tram e funicular, terá que comprar dois jetons, pois para trocar de modal é necessário pagar uma passagem nova, já que terá que sair da estação do tram e entrar na estação do funicular.
Há uma forma de pagar um valor mais baixo nas passagens avulsas ou de conexão utilizando o Istanbulkart. Com este cartão pré-pago a primeira passagem custa 1,95 TL e se você precisar fazer uma conexão para outro tipo de transporte, a segunda passagem terá desconto e sairá por 1,35 TL. Sendo assim, pegando o exemplo anterior, ao invés de pagar 6 TL por uma viagem utilizando jetons, ela custará 3,30 TL se você tiver o Istanbulkart. O cartão tem um custo fixo de 7 TL e é vendido em quiosques próximos a algumas estações. As máquinas possuem avisos em inglês ensinando como se faz a recarga. Não é difícil, mas em caso de dúvida, observe alguém fazer ou peça ajuda.
Para utilizar o cartão, basta aproxima-lo de um sensor existente nas catracas das estações para liberar a entrada. Um pequeno visor em cima da catraca irá informar quanto custou aquela entrada e quanto há de saldo disponível no cartão. Duas pessoas podem compartilhar o mesmo cartão, passando-o duas vezes seguidas na mesma catraca.
Se você vai utilizar o transporte público apenas uma ou duas vezes, não compensa comprar o cartão Istanbulkart. Para saber se ele será útil, faça um cálculo de quantos trajetos pretende percorrer e quanto gastaria sem e com o cartão, lembro que ele tem um custo fixo de 7 liras turcas que não é revertido em créditos.
Dicas de segurança

Os motoristas de táxi
O povo Turco é muito hospitaleiro e honesto, e geralmente o turista sente isso na sua estadia na Turquia. Mas infelizmente os motoristas de táxi são muito desonestos em Istambul. Vários turistas entram em golpes.
Os mais comuns:
Dar voltas para chegar ao ponto desejado
Ao pagar verifique a nota que esta dando ao motorista. Caso você dê 50 liras turcas ele poderá trocar a nota por uma de 5 sem você notar e lhe devolver dizendo que você deu uma de 5. O mesmo pode acontecer se você der uma nota de 100 liras e o motorista trocar sem você notar por uma de 10 liras. O melhor é dar o valor trocado e já certo pela corrida caso possível.
Alguns motoristas trocam as notas verdadeiras por falsas. Assim caso você dê uma nota de 50 Liras ele troca a sua nota verdadeira pela falsa sem você notar e lhe devolve uma falsa e diz que você estava com uma nota falsa.
O que você pode-deve fazer:
O melhor é ter sempre em mãos notas menores e trocadas e algumas moedas para pagar o valor exato da corrida.
Caso possível pegue um táxi sempre em frente de um hotel. Caso não seja possível veja se o motorista e o táxi tem boa aparência e se há um emblema na porta do táxi (geralmente é o emblema do ponto que o taxista faz ponto).
Caso a corrida seja grande combine antes com o motorista o preço. Do aeroporto a área de Taksim (centro da cidade), por exemplo, a corrida fica em torno de 50 Liras Turcas.
Caso você sinta que o motorista esta sendo desonesto, desça imediatamente do carro antes de começar a corrida.
Caso você esteja voltando de noite a seu hotel com um taxista e que você sinta que ele esta cobrando mais do que deve, espere até que ele chegue ao seu hotel, não pague o motorista, entre no hotel e converse com alguém na recepção para verificar se o preço da corrida esta correto.
Outras informações
Ao viajar no metrô ou andar em locais movimentados, esteja alerta.
Deixe a sua bolsa junto ao seu corpo no metrô, restaurante, ou café ao ar livre.
Ao pendurar seu casaco no cabideiro de um restaurante, certifique-se de não deixar nada de valor nos bolsos do casaco, como seu celular.
Nada de deixar bolsas e carteiras na mesa ou cadeira no restaurante, inclusive do hotel, para ir se servir.
Sempre esteja ciente das coisas ao seu redor e aja de acordo. Não mexa na sua bolsa, ou conte o dinheiro da carteira durante uma viagem de metrô, ou em pé no meio da rua.
Se você sair do caminho principal, as chances são de você acabar chegando em uma área mais pesada e desprivilegiada do que as partes turísticas da cidade. Se planeje para saber onde está indo. Tenha os mapas da cidade e do metrô em mãos ou faça download para o celular ou tablet.
Localize supermercados próximos ao seu hotel, onde você pode comprar água, sucos e lanches baratos e levá-los. Os preços nos hotéis são abusivos.
Não mantenha o contato visual com estranhos no transporte público, pois isso é considerado inadequado. Conversas altas também são irritantes para os outros passageiros, bem como conversas no celular.
Levar a mochila nas costas também é inadequada nos trens e metrôs: leve nas mãos, ponha no chão aos seus pés, ou virada para frente no seu corpo.
Certifique-se de escolher um hotel com um bom sistema de ar condicionado, durante o verão, já que muitos quartos de hotel não possuem ventilação.
Veja na recepção do hotel revistas e folders que vão lhe ajudar nos passeios.
Telefones emergenciais
Emergências de saúde: 110
Polícia: 155
Bombeiros: 110
Resgate: 112
Polícia turística: (0212) 527 45 03
Informações turísticas: 170

Nenhum comentário:

Postar um comentário