quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Guia de Viagem a Grécia - Dicas das Principais Atrações Turísticas de Atenas

Atenas, principal centro cultural e intelectual do Ocidente, localizada em um dos mais importantes sítios arqueológicos da antiguidade, conhecida por oferecer ótimos vinhos, queijos e pratos deliciosos, sempre regados de azeite, vários restaurantes e churrascarias, o churrasco grego e lojas de artesanato local e souvenirs.
Veja em “Mais informações” as principais atrações turísticas de Atenas. 



Acrópole de Atenas  
É a mais conhecida e famosa acrópole (parte da cidade construída no mais alto relevo da região) do mundo. Foi construída entre 450 a 330 a.C. sobre as ruínas de construções mais antigas. Na Grécia antiga era um distrito de defesa que também reunia os principais prédios administrativos e religiosos da cidade.
O sítio arqueológico possui quatro das mais importantes obras primas da arte grega clássica: O Partenon, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike.
Embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, a Acrópole de Atenas é reconhecida como a mais importante.
Partenon  
É um templo construído, entre 447 a 438 A.C., em homenagem a deusa grega Atena, na Acrópole de Atenas, por iniciativa de Péricles, governante da cidade. É o monumento mais fotografado da Acrópole e suas colunas são um símbolo indiscutível da riqueza da Grécia antiga. Tem 14 metros de altura e teve como arquitetos Fídias, Ictinos e Calícrates.


Museu da Acrópole de Atenas  
É um museu arqueológico que desde os anos 1970 estava nos planos dos atenienses e em 2009 finalmente saiu do papel, custando 130 milhões de euros e devidamente instalado em um belo e moderno edifício localizado abaixo do monumento que lhe deu nome. A entrada é pela rua Dionysiou Areopagitou.


Ágora de Atenas  
Era o centro político e religioso de fundamental importância na constituição do espaço urbano da Atenas clássica. Suas construções começaram a ser encontradas na década de 1930, quando a escola americana de arqueologia deu início às escavações na região. Encontra-se ao pé da Acrópole e concentra templos e edifícios públicos importantes, como escolas, prisão, casa de cunhagem e até mesmo um moinho de azeite de oliva.
Ágora significa praça principal das antigas cidades gregas, local em que se instalava o mercado e que muitas vezes servia para a realização das assembléias do povo.


Museu Arqueológico Nacional de Atenas  
Ligado ao Ministério da Cultura da Grécia é um dos mais importantes museus de antiguidades do mundo, com uma vasta coleção de artefatos e obras de arte.


Monte Licabeto  
Também conhecido como Lykabettos ou Lykavittos, é um monte de calcário formado no Cretáceo. Com 277 metros acima do nível do mar, o morro é o ponto mais alto da cidade.


Estádio Panatenaico
Também chamado Calimármaro, é um estádio de atletismo construído em 566 a.C. e reconstruído em 219 a.C. inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico. É um monumento cultural e turístico e um dos mais significativos não só para Atenas, mas para toda a Grécia. Sua rica história está diretamente ligada aos Jogos Olímpicos modernos, a partir de seu renascimento em 1896 até os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.


Templo de Hefesto  
É o templo grego antigo mais bem preservado do mundo, mas é bem menos conhecido que seu vizinho, o Partenon. O templo também é chamado de Hephaesteum ou Hephaesteion.

Templo de Zeus Olímpico  
Também conhecido como Olympeion, fica muito próximo à Acrópole, a uns 500 metros ao sul, e foi feito todo em mármore, com quase 100 metros de comprimento e 40 metros de largura. O Templo de Zeus começou a ser construído no ano 515 a.C. e foi terminado em 131 d.C. (aprox. sete séculos). Atualmente, somente 15 das 105 colunas originais estão de pé. É a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus, rei dos deuses do Olimpo.
Erecteion  
Também conhecido como Erectêion ou Erectéion é um templo grego consagrado a Atena, Poseidon. Foi construído entre 421 a 406 a.C., por Mnesicles.


Teatro de Dionísio  
Foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Situa-se na encosta sul da Acrópole de Atenas. Seu nome é devido a Dioniso, deus do vinho.


Praça Omonia
É uma das principais praças em Atenas. É servida pelo metrô de Atenas e tem geralmente tráfego muito intenso a todas as horas.


Parlamento Helénico
É o nome dado à sede do poder legislativo da Grécia. Desde 1935 adota o formato unicameral. Atualmente possui 300 deputados eleitos para mandatos de 4 anos.


Odeão de Herodes Ático  
É um antigo teatro localizado na vertente sul da Acrópole de Atenas, na Grécia. Foi construído por Herodes Ático, de importante família ateniense, para comemorar a memória de sua falecida esposa Regilia.


Monumento de Filopapo
É um antigo mausoléu grego situado em Atenas, no cimo da colina das Musas, também conhecida como colina de Filopapo, a sudoeste da Acrópole. É dedicado a Gaio Júlio Antíoco Epifânio Filopapo, um príncipe do Reino de Comagena.
Zappeion
É um edifício neoclássico situado no Jardim Nacional de Atenas, no coração da cidade. É geralmente utilizado para reuniões e cerimônias oficiais e privados.


Museu Bizantino e Cristão
É um museu de Atenas dedicado à preservação de um rico acervo de arte bizantina e cristã.


Estoa de Átalo
É uma das mais impressionantes estoas (pórticos cobertos) da Grécia Antiga, localizada na antiga Ágora de Atenas. Foi construída pelo rei Átalo II de Pérgamo, e recebeu dele o nome. O prédio foi feito para demonstrar o apreço dele pelo tempo que passou na cidade estudando filosofia. Hoje, é um dos estoas mais impressionantes na Ágora ateniense, que está localizada a noroeste da Acrópole, no centro de Atenas.
Outras atrações que você pode ser interessar:
Areópago  
Choragic Monument of Lysicrates  
Athens War Museum
Epigraphical Museum  
Numismatic Museum of Athens
Igreja de Panaghia Kapnikarea  
Herakleidon Art Museum  
Agios Eleftherios Church, Athens  
Technopolis (Gazi)  
Museum of Greek Folk Musical Instruments  
Jewish Museum of Greece  
Ilias Lalaounis Jewelry Museum  
Old Parliament House, Athens
Museum of Greek Folk Art  
Church of the Holy Apostles, Athens  
National Gallery  
Frissiras Museum  
Presidential Palace, Athens
Kaisariani Monastery
National Museum of Contemporary Art, Athens  



Nenhum comentário:

Postar um comentário