quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Guia de Viagem a Turquia - Dicas de Ancara e Capadócia


Ancara

Ancara é a capital da Turquia e a segunda maior cidade do país (a primeira é Istambul), com uma população de mais de 4 milhões de habitantes. Importante cidade comercial, industrial e cultural, tendo grande concentração de universidades e, por consequência, de jovens. É também uma ótima opção para o turista, com inúmeras atrações a serem visitadas. Situa-se no centro de Anatólia, sobre uma colina escarpada e rochosa na riviera esquerda do Enguri Su, afluente do rio Sakarya (Sangarius).
Os famosos Banhos Romanos de Ancara, por exemplo, possuem mais de 1.700 anos de idade e atraem muitos turistas, assim como o Ataturk Mausoleum - Mustafa Kemal Atatürk foi o grande líder na guerra da independência turca, o fundador e primeiro presidente da República da Turquia.
Na região central, conhecida como “Ulus” encontram-se os atrativos mais históricos e as mesquitas, como a Lion´s Den Mosque e Yeni Mosque e a Coluna de Julianus.
Já para uma vista de toda a cidade, a melhor pedida é subir no Atakule Tower, com seus 125 metros de altura.
Para quem gosta de museu a sugestão é visitar o rico Museu de História Otomana, o Museum of Anatolian Civilizations e o museu com trens e locomotivas antigas.

Voos Turkish Airlines: várias saídas diárias de Istambul para Ancara.



Capadócia

Das planícies lunares elevam-se formações rochosas longilíneas que se assemelham a cogumelos, conhecidas como "chaminés-de-fada". Nas encostas terrosas, casas são construídas dentro da rocha, umas depois das outras, criando a ilusão de um gigantesco formigueiro, e, sob o chão, cidades escondidas.
Trata-se de cavernas subterrâneas interligadas que formam uma espécie de colméia, onde comunidades inteiras viviam em tempo integral. Há cozinhas comunais, estábulos, quartos, igrejas - tudo sob o chão, sem uma fresta de luz. As cavernas também abrigam igrejas - centenas delas - cristãs, muitas das quais guardam afrescos bizantinos.
Capital do império hitita até 1.100 a.C., a importante Província do Império Romano, com direito à menção na Bíblia, é terra de São Jorge - curiosamente, um desconhecido entre os habitantes locais, que pasmam ao saber que o santo é um dos mais venerados no Brasil.
A única representação de São Jorge está na capela de Santa Catarina, uma das dezenas que compõem o Museu a Céu Aberto de Göreme, aliás, uma das principais atrações capadócias.
E no céu, balões pontuam o azul limpo nas primeiras horas da manhã. O balonismo turístico é uma das atividades da região, explorada por mais de 50 operadoras locais, muito bem organizadas.
Assim é a Capadócia, região bem no centro da Turquia que poderia ser o inacreditável cenário de um filme de ficção científica (já foi, por exemplo, cenário do filme Guerra nas Estrelas).
Distância de Istambul: a cerca de 700 km ou 1 hora de voo pela Turkish Airlines.

Voos Turkish Airlines: saídas diárias de Istambul para as cidades de Nevsehir (NAV) e Kayseri (ASR), próximas à região da Capadócia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário