quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Guia de Viagem a Montevidéu - Dicas e informações de viagem a Montevidéu




O Uruguai é o melhor país da América Latina, segundo o IDH -  Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU, que mede a evolução econômica e social de uma nação. O país é também o mais seguro do continente, o mais escolarizado e o menos corrupto. E pensar que tudo ali já foi Brasil...Era a Província Cisplatina, que conquistou a independência em guerra contra o Brasil Imperial, em 1825, e se tornou Uruguai.
Com 1,4 milhão de habitantes, Montevidéu é a Capital da República Oriental do Uruguai, centro político e econômico do país e sede administrativa do Mercosul, por sua localização estratégica e segurança. Foi fundada como uma praça forte, entre 1724 e 1730, junto ao porto sobre o Rio da Prata, na grande baía de onde se pode apreciar o Cerro (morro) de Montevidéu. Durante esse período começou a sua etapa de colonização com a chegada de famílias espanholas de Buenos Aires e das ilhas Canárias. Atualmente, é um destino de referência da América Latina. Ao longo do ano, a cidade oferece ao visitante uma variada agenda cultural e de recreação, serviços de qualidade, paisagens que cativam, junto com valores tão prezados como a segurança e hospitalidade da sua gente.
Uma das diversões dos locais e turistas é caminhar, andar de bicicleta, tomar mate pela Rambla. A avenida beira-rio (ou beira-mar, pela dimensão do rio) com quase 30 quilômetros, tem o charme europeu da arquitetura, os edifícios históricos e a vida noturna agitada, com seus famosos cassinos localizados nas áreas mais conhecidas da cidade. Os bairros de Pocitos e Punta Carretas lembram badalados balneários.
O melhor local para degustar as especialidades gastronômicas  é o Mercado do Porto, onde há dezenas de restaurantes. 
É muito fácil conhecer as atrações da cidade, pois Montevidéu fica a apenas 2:30 horas de voo de São Paulo e 1:45 hora de Porto Alegre. E os brasileiros não precisam se preocupar com o idioma, pois os uruguaios estão acostumados com a visita dos vizinhos e não medem esforços para caprichar no “portunhol”.
Veja aqui: Mapa de Montevidéu

Planejamento da viagem

Documentação

Passaporte ou RG
Um dos seguintes documentos habilitam os cidadãos brasileiros a ingressarem no Uruguai, na condição de turista:
Passaporte válido por pelo menos 6 meses;
Cédula de Identidade Civil (RG), emitida pelos institutos de identificação das polícias civis dos Estados. As cédulas de identidade brasileiras não têm prazo de validade, portanto é imprescindível que estejam em boas condições, com foto que permita claramente a identificação do titular e que, preferencialmente, tenha sido emitida há menos de 10 anos.
A Cédula de Identidade só será válida se o passageiro estiver viajando diretamente do Brasil para o Uruguai, não fazendo escala em nenhum outro país que exige o passaporte.
Para crianças e adolescentes viajando sem os pais ou com apenas um deles, é necessária Autorização de Viagem Internacional para Menores - Veja orientações aqui.
Atenção: a Carteira Nacional de Habilitação – CNH não é aceita como documento de viagem, porém é aceita para dirigir.

Vistos
Os brasileiros estão dispensados de visto para ingressar no Uruguai na condição de turista. O Oficial do serviço de imigração concederá um prazo legal de permanência (90 dias) que deve ser respeitado, sob pena de cobrança de multa no momento da saída do país.
Caso o voo escolhido faça conexão em um país diferente do Uruguai, deve-se observar também os documentos exigidos no país da conexão.

Seguro de viagem
É imprescindível viajar com um suporte para assistência médica e escolher seguros com coberturas altas. Com saúde não se brinca, principalmente longe de sua cidade.
Ao comprar as suas passagens pelo VISA (Platinum ou maior), terá direito ao seguro gratuitamente. Basta entrar no site VISA e preencher as informações para emissão do Certificado de Seguro, ou telefonar para 0800.891.3679 ou ainda enviar e-mail para benefits@ap-visa.com
Outras opções:
- Banco do Brasil – sendo cliente pode fazer com o seu Gerente. O custo é muito baixo.
- empresas especializadas em seguros de viagens:

Acessar o site: Comparador de seguro, antes de comprar.
- não deixar de consultar também agências de viagem, que fecham negócios com operadoras de seguros e podem ter preços melhores.

Vacinas
Não é exigido o Certificado Internacional de Vacinação para viajar para o Uruguai. O país e a cidade de Montevidéu são seguros do ponto de vista sanitário.

Passagem
Para obter melhores preços, faça a sua reserva com antecedência de 30 a 60 dias, principalmente se sua viagem for para época de alta estação. Lembre-se, os turistas inundam Montevidéu e Punta del Leste no verão.
Tenha cuidado com passagens muito baratas, pois pode significar várias conexões, tornando a sua viagem cansativa, sem falar na perda de tempo.
Importante: Se a sua viagem tiver conexão em outra cidade, observe um tempo mínimo de duas horas entre os voos. Você terá que fazer um novo embarque e passar pela imigração brasileira. Normalmente a sua bagagem será retirada em Montevidéu. Verifique quanto do check-in na cidade de origem.
A GOL, Aerolineas Argentinas, AZULLATAM e Avianca  fazem voos partindo de São Paulo e de outras cidades.
 
Pacotes de viagem
Uma série de operadoras de turismo do Brasil vende pacotes para Montevidéu e Punta del Leste. Os preços variam conforme a temporada e a programação escolhida, mas, em geral, viajar com pacotes sai mais em conta e é mais confortável do que programar trajetos independentes. Em contrapartida, os roteiros ficam mais amarrados e é preciso se adaptar às vontades do grupo.

Aeroporto de Carrasco
Localizado a 23 quilômetros do centro da cidade, o terminal aéreo de Carrasco é um dos mais modernos do mundo. É um dos ícones arquitetônicos do país e foi reconhecido internacionalmente pelo seu design moderno. Montevidéu recebe voos diretos da Argentina, Brasil, Chile, Peru, Paraguai, Panamá, França, Espanha e Estados Unidos, assim como conexões internacionais através das principais linhas aéreas do mundo.
A loja Duty Free no desembarque do aeroporto de Carrasco é uma das maiores de toda a América do Sul e possui uma grande variedade de marcas e produtos.

Taxi
Taxi Aeropuerto - empresa autorizada a oferecer serviços de taxis e vans dentro do Aeroporto Internacional de Carrasco. Dispõe de dois guichês de vendas no aeroporto, sendo um no setor de devolução de bagagem e o outro no hall de desembarque. As corridas podem ser pagas com dólares, euros, pesos uruguaios, reais, pesos argentinos ou com cartão de crédito.
Uma corrida de táxi partindo do aeroporto é cara. Para o Centro custa em torno de 54 dólares e para os bairros Pocitos e Punta Carretas, aproximadamente, 45 dólares.  Para dois casais e com muitas malas vale a pena. Caso contrário, avalie se é melhor utilizar os serviços de transfer/shuttle, em vans confortáveis, por aproximadamente 15 dólares por pessoa. Demora um pouco, mais vai lhe deixar na porta do hotel.
Site Montevideu tours 
No retorno ao aeroporto você pode utilizar um taxi comum que vai cobrar, aproximadamente, 30 dólares dos bairros Pocitos e Punta Carretas e 40 dólares do Centro.

Ônibus 
O tempo do aeroporto até Pocitos é de aproximadamente 45 minutos e de 1 hora até o Centro de Montevidéu.
Empresas que fazem o trajeto:COT , COPSA e CUTSA
Linha DM1 é uma linha executiva que vai até o bairro de Punta Carretas, fazendo paradas nos shoppings entre o aeroporto e o bairro.
As linhas C1, C3, C5 conectam o aeroporto com o Centro de Montevidéu em ônibus urbanos. Os ônibus urbanos não são exclusivos para o transporte de passageiros do aeroporto, portanto quem viaja com muita bagagem pode não se dar muito bem nos horários em que os ônibus estiverem lotados, uma vez que não há compartimento para malas nesses ônibus.
Quem precisa ir do aeroporto de Montevidéu direto pra Punta del Este tem basicamente as mesmas opções de transporte.
Outras opções:

Hotéis
Como a maioria das atrações está no Centro, sugiro hotéis na região da Avenida 18 de Julio, nas proximidades da Praça da Independência.
Veja hotéis aqui: Booking
Não é recomendável hotéis na região do Calçadão (Peatonal) Sarandi ou Mercado do Porto. Após as 17:00 horas é muito deserto.
Veja aqui postagem sobre Hotéis

Quando ir
O melhor período é de setembro a abril. De maio a agosto é gelado, e a temperatura pode chegar aos 6ºC.

Quanto tempo ficar
Montevidéu é uma cidade relativamente pequena. É recomendável três dias (inteiros), para possibilitar conhecer as principais atrações, ir aos bons restaurantes e visitar alguns museus, o que demanda tempo. Se possível, esteja na cidade em um dia de domingo para conhecer a feira da Tristán Narvaja, uma das atrações da cidade.
Veja aqui postagem sobre Atrações Turísticas 
Veja aqui postagem sobre Gastronomia 
Veja aqui postagem sobre Restaurantes

Língua
No Uruguai se fala o espanhol. O nosso bom português ou o “portunhol” resolve muito bem. Não se preocupar com este item.

Dinheiro – Moedas e Cédulas
A moeda do Uruguai é o Peso Uruguaio, com o símbolo $ e o código internacional da moeda UYU.
Está disponível em notas de 20, 50, 100, 200, 500, 1.000 e 2.000 pesos, e moedas de 50 centavos, 1, 2, 5, 10 e 50 pesos.
Não é fácil comprar Peso Uruguaio no Brasil e não há necessidade. Passamos quatro dias em Montevidéu e só fizemos cambio para pagar o taxi no retorno ao aeroporto. No centro da cidade, principalmente na Avenida 18 de Julio, você vai encontrar várias casas de câmbio, com boas cotações. Não é recomendável trocar na região do Mercado do Porto, pois as cotações são desfavoráveis.

Quanto levar em dinheiro / cartões
Os custos de uma viagem para qualquer cidade dependem de diversos fatores, muitos deles completamente subjetivos. Se come muito ou pode compartilhar um prato. Se gosta de vinhos e cervejas ou vai beber água ou um suco. Se vai visitar museus pagos ou só vai tirar foto do visual externo.
Podemos estimar, sem considerar extravagâncias e com hotel pago, o equivalente a US$100,00, por pessoa, por dia, como factível para transportes, refeições, umas cervejinhas, vinhos, quando frio, e atrações. Se for ficar hospedado no Centro (Av. 18 de julio, por exemplo) conhecerá as principais atrações a pé, sem gastar nada com transporte.
No Uruguai o Real e o Dólar são aceitos normalmente, exceto nos supermercados e táxi.
Desbloquear cartões de crédito/débito para uso no exterior, antes da viagem, e anotar os números e telefones das pessoas de contatos, ou tirar cópias dos mesmos, deixando uma cópia em casa e outra em local diferente do original durante a viagem.
Importante: Usando os cartões de crédito nos restaurantes e supermercados do Uruguai você terá um desconto de aproximadamente 18% na conta (Lei 18.999). Portanto nada de pagar em dólar, reais ou peso. Vantajoso mesmo com o pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras – IOF de 6,38%, quando da fatura do cartão.
Provavelmente você não comprará nada em lojas e shopping. Tudo é muito mais caro que no Brasil.
Dicas:
- Não vale a pena sacar dinheiro em caixas automáticos. Vão te cobrar uma taxa de serviços e no Brasil mais 6,38% de IOF. Por exemplo, se você sacar UYU$1.000,00 os serviços serão de UYU$117,00. O valor será convertido em dólares e depois para reais + o IOF.
- Compre uma pequena pochete doleira, coloque os seus pesos, reais ou dólares e use por dentro da calça (sem moedas para evitar perrengue no raio X do aeroporto).

Tomada elétrica
A corrente elétrica é de 220 volts, 50 ciclos de corrente alternada. Os tipos de tomadas usadas no Uruguai são:
Tomada tipo C:

Tomada tipo F:

Tomada tipo I:

Tomada tipo L:

As tomadas de dois pinos brasileira podem ser utilizadas nas de três pinos retos do Uruguai. As de três pinos brasileira não servem, pois não são paralelas. Os adaptadores para os diferentes tipos de tomadas podem ser adquiridos em qualquer casa de material elétrico. 

Telefones
Solicitar roaming para qualquer eventualidade. Nunca habilite para dados, pois os valores são absurdos.
Leve o seu celular desbloqueado e ao chegar compre um chip internacional de uma operadora local. Procure uma das lojas Antel espalhadas pela cidade.
Tem ainda a opção de ligar Embratel a cobrar em qualquer telefone público, celular ou telefone fixo: 000 455 (O uso de telefones celulares poderá incorrer em pagamento de tarifa de roaming. Consulte sua operadora móvel.
Só faça ligação pelo telefone do hotel em última hipótese. É um absurdo.
O aplicativo WhatsApp é a melhor opção atualmente. No hotel e restaurantes solicite a senha, nas redes Mcdonalds o wi-fi é automático.
Os aplicativos para smartphones que funcionam com o sistema VoIP (Voice Over Internet Protocol) são o meio mais econômicos de fazer ligações internacionais. Eles funcionam melhor com wi-fi, mas também podem ser usados com 3G, dependendo da qualidade da conexão de dados.
O Skype (Skype.com) oferece ligações gratuitas para outros usuários do Skype ou chamadas para telefones fixos ou celulares por tarifas baixas, bastando comprar créditos antecipadamente.
O Viber (viber.com) também é prático. Você liga de graça para quem também tem o aplicativo.

Bagagem
Bagagem de mão adequada para ser transportada no compartimento fechado acima do assento, com dimensões máximas de 115 cm: 55x40x20 cm.
Classe Econômica: 1 peça até 5 kg; Classe Executiva: 2 peças com peso total de 10 kg.
A franquia de bagagem, despachada gratuita e transportada no porão, pode ser estabelecida com base no peso ou no número de peças a transportar.
Seguindo normas internacionais para as condições de Segurança e Saúde no Trabalho, as Companhias aéreas não transportam malas/volumes com mais de 32 kg. Volumes com pesos maiores têm de ser transportadas como carga.
Consulte o site da empresa aérea, pois os pesos podem variar, principalmente se a empresa do voo interno for diferente da internacional.
Identifique as malas, por dentro e por fora, com nome, endereço completo e telefones no Brasil e em seu destino.
Se for viajar acompanhado, coloque em cada mala roupas dos dois viajantes. Caso uma seja extraviada haverá roupas para os dois.
Medicamentos – Leve na mala de mão os necessários para usar durante a viagem. Demais na mala despachada.
Bagagem de mão – leve um conjunto de roupa para qualquer eventualidade.
Pinças, tesouras, cortadores de unha, cremes, shampoo e perfumes devem estar na mala despachada. 

Veja abaixo:

Ver mais informações -> Bagagens

Fuso horário
Não existe diferença de fuso entre o Brasil e o Uruguai, exceto no horário de verão do Brasil.

A viagem
Chegue ao aeroporto, tanto na ida e principalmente no retorno, com no mínimo 3 (três) horas de antecedência e vá logo fazer o seu check in e depois localizar o portão de embarque. 
Como o voo será longo e cansativo, procure usar roupas e sapatos confortáveis. Leve um agasalho, pois a temperatura dentro da aeronave é baixa e você pode sentir frio. Durante o voo, sempre que possível e permitido, levante e ande um pouco, para melhorar a circulação das pernas e pés. Se você é daqueles que não consegue dormir, leve livros, palavras cruzadas, Ipad etc, para que a sua viagem fique mais agradável.
Antes do embarque se alimente, compre algum lanche e leve para a aeronave. Vão servir apenas uma pequena refeição.

Imigração
Não é mais necessário preencher qualquer formulário.
Cumprimente o Oficial. Ele vai tirar uma foto sua e impressão digital. Provavelmente não fará perguntas.
O passaporte é carimbado com a data da entrada e o tempo de permanência (90 dias). Se o seu documento for Carteira de Identidade deverá guardar o formulário carimbado com cuidado, pois no caso de perda o processo é burocrático e há multa.
Você pegará suas malas e passará pela alfândega. Suas bagagens, despachadas e de mão, terão que passar pelo raio-x. Apenas formalidade.

Como circular
Veja aqui o mapa turístico da cidade - Plano turístico de Montevidéu
A cidade é pequena e segura e a melhor forma de conhece-la é a pé. Os principais pontos turísticos estão no Centro. Estude o mapa para facilitar a sua movimentação e não precisar fazer perguntas pelas ruas.
Você pode acessar o site da Prefeitura (Intendência) para identificar o melhor roteiro a ser seguido. Veja aqui o Site Intendência
Veja aqui a postagem com as Atrações Turísticas


Carro
Alugar um carro não é necessário, a menos que queira ir para Punta del Leste ou Colônia do Sacramento.

Transporte Público

Metrô
Montevidéu não tem metrô.

Ônibus
A cidade é bem servida por ônibus e em cada parada existe um mapa indicando a sua localização.
Você pode acessar o site da Prefeitura (Intendência) para identificar o melhor roteiro a ser seguido. Veja aqui o Site Intendência
Sightseeing
Para ver a cidade e se deslocar pelas atrações, principalmente as mais distantes, é recomendável os ônibus "hop-on, hop-off". Você pode descer e subir do ônibus quantas vezes quiser. Você economizará tempo com as melhores vistas possíveis de ruas.
Veja aqui os roteiros, horários, comprar passe etc - Ônibus turístico

Taxi
A cidade é bem servida por taxis, que são baratos. Só aceitam o pagamento em Pesos Uruguaios. Eles têm uma divisão de vidro entre o motorista e o passageiro, o que reduz o espaço na parte traseira e incomoda os que têm pernas longas.Você pode consegui-los fazendo o sinal com a mão na rua ou chamando em alguma central de táxi como: 1771 ou 141. Outras opções seriam chamar através do Easy Taxi  e Voy en Taxi.

Dicas
A cidade de Montevidéu é segura, porém ao viajar no ônibus, taxi ou andar em locais movimentados, esteja alerta.
Deixe a sua bolsa junto ao seu corpo no ônibus, restaurante ou mesmo taxi.
Ao pendurar seu casaco no cabideiro de um restaurante, certifique-se de não deixar nada de valor nos bolsos do casaco, como a sua carteira e o seu celular.
Nada de deixar bolsas, carteiras ou celulares na mesa ou cadeira no restaurante, inclusive do hotel, para ir se servir.
Sempre esteja alerto. Não mexa na sua bolsa ou conte o dinheiro da carteira durante uma viagem de ônibus, taxi ou em pé no meio da rua. Tenha algum dinheiro separado no bolso.
Antes de sair do taxi ou ônibus veja se não deixou celular, carteira, bolsa, casaco etc.
Se planeje para saber onde está indo. Tenha os mapas da cidade em mãos ou faça download para o celular ou tablet.
Localize supermercados próximos ao seu hotel, onde você pode comprar água, sucos e lanches baratos e levá-los. Os preços nos hotéis são abusivos.
Não mantenha o contato visual com estranhos no transporte público, pois isso é considerado deselegante. Conversas altas também são irritantes para os outros passageiros, bem como conversas no celular.
No ônibus, use a mochila virada para frente do seu corpo e ao sentar leve-a nas mãos ou ponha no chão aos seus pés.
Veja na recepção do hotel revistas e folders que vão lhe ajudar nos passeios.

Outras informações
Embaixada do Brasil em Montevidéu:
Endereço: Bulevar Artigas 1394 – CP 11300
Telefone: +598 2707-2119
Fax: +598 2707-2086
E-mail: montevideu@brasil.org.uy
Horário de atendimento: de segunda à sexta das 10h às 13h e das 15h às 18h (exceto feriados).

Consulado Geral do Brasil em Montevidéu

Endereço: Convención, 1343 – 6º andar (esquina com Avenida 18 de Julio).
Telefone: +598 2901-2024
Fax: +598 2900-0348
E-mail: cg.montevideu@itamaraty.gov.br
Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 9h às 15h (exceto feriados).
Plantão para atendimento emergencial a brasileiros:
  • Ligações do Brasil: (+598) 9130-0301
  • Ligações do Uruguai: 091-300301

Banco do Brasil 
Av. Dr. Luis Alberto de Herrera, 1248 - Complejo WTC, Torre II, Oficina 314 - Buceo - Telefone: 5982-6224867 - Fax: 5982-6224867 Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 10:00 às 17:00 horas.
E-mail: montevideo@bb.com.br

Emergências
Veja aqui o site com todas as informações - Telefones úteis

Farmácias abertas 24 horas:
Existe uma rede de farmácias muito ampla em todos os bairros da Cidade.
Veja aqui as que atendem 24 horas e fazem entregas – Fármacias 24 horas
Para a compra de medicamentos sujeitos a receita obrigatória, é necessário consultar a algum profissional de hospital público, clínica ou consultório privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário