quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Guia de Viagem a Montevidéu - Dicas das Atrações Turísticas de Montevidéu


Montevidéu é uma cidade pequena e segura e a melhor forma de conhece-la é a pé. Os principais pontos turísticos estão no Centro. Estude o mapa da cidade para facilitar a sua movimentação.

Veja aqui Mapa Cidade de Montevidéu (dê um zoom para ampliar).

Inicie o passeio pela  Ciudad Vieja (Cidade Velha), o bairro histórico, saindo do Mercado del Puerto, passando pela Peatonal (calçadão) Sarandi, Catedral de Montevideo, Puerta de la Ciudadela, Teatro Solis, chegando até a Plaza Independencia, com a estátua equestre do libertador José Gervasio Artigas, herói militar uruguaio.
Siga pela Avenida 18 de Julio, o centro comercial da cidade, tendo no seu início o Palacio Salvo, passando pela Plaza Fabini (ou Entrevero), Plaza Cagancha, Fuente de los Candados (Cadeados) e a Intendencia de Montevideo (Prefeitura).
Identifique a Avenida del Libertador Juan A. Lavalleja e chegue ao Palácio Legislativo, construído em 1925, considerado o 3º palácio de congresso mais bonito do mundo. Bem próximo, o Mercado Agrícola, com diversas lojas de acessórios e suvenires, bancas de frutas, restaurantes, cafeterias, cervejas artesanais e sorveterias.
Após a Avenida 18 de Julio, vá pela Avenida Dr. Luis Morquio chegando no Parque Batlle, onde se encontra o Estádio Centenário (o estádio que sediou a primeira Copa do Mundo em 1930) e o monumento La Carreta, em bronze, ao lado do estádio.
Siga para o Bairro de Carrasco, visitando o Casino Carrasco, o hotel de luxo construído no começo do século passado.
Vá até a Rambla de Punta Gorda, no mirante de La Armada, para contemplar a vista de toda a orla da cidade.
Percorra toda a Rambla de Montevideo, com suas belas praias até o Centro.

Para a primeira visita a cidade e decisão de quais atrações explorar melhor, sugiro utilizar os ônibus turísticos. Você pode descer e subir quantas vezes quiser. Veja os roteiros, horários, compra de passe etc, aqui - Bus Turístico

Principais atrações turísticas

Essa é uma das regiões mais belas da capital uruguaia. Seu início é marcado pela Puerta de la Ciudadela, antigo muro de uma construção militar de 1742.
Repleto de monumentos, edifícios e praças históricas, restaurantes, feiras de artesanato, livrarias e antiquários. Também possui bares, discotecas, pubs e teatros. Entre as construções mais famosas estão, além da Puerta de la Ciudadela, o Banco Interamericano de Desarrollo, a Catedral, o Cabildo, antigo palácio do governo e o Teatro Solis. Já suas praças mais conhecidas são a Constitución e a Independencia.
Caminhar nessa área é um passeio muito agradável durante o dia. Nos finais de semana fica muito deserto após às 17:00 horas.

Mercado del Puerto
Inaugurado em 1868, é parada obrigatória, com muitas lojas de suvenires e considerado um centro gastronômico da cidade, por contar com catorze restaurantes que servem não só a parrillada, o churrasco típico uruguaio, mas também frutos do mar.
O mercado é organizado e bem frequentado. Abre as 11 horas, portanto não adianta chegar mais cedo.


Porto de Montevidéu
Sua ampla e resguardada baía fez de Montevidéu uma cidade portuária. Sua privilegiada localização geográfica transformou este porto na rota principal de mobilização de cargas do MERCOSUL, constituindo-se no eixo da integração.







Peatonal (calçadão) Sarandi
É o acesso central à Cidade Velha. O Calçadão, com uma importante variedade de arquiteturas, une dois pontos característicos da antiga cidade: a Praça Matriz e a Praça Independência. É um dos passeios preferidos da cidade.





Escollera Sarandi
Lugar preferido pelos pescadores e ideal para ver os navios entrarem no porto e contemplar a maravilhosa vista da baía e do Cerro. É a extensão da Peatonal Sarandi, que se estende vários metros mar adentro.






Praça Matriz
Foi o primeiro espaço público aberto da Montevidéu antiga, rodeado pelo Cabildo e pela Basílica Metropolitana. A fonte que está no centro da praça foi colocada para inaugurar a água potável na cidade. Pelas manhãs, monta-se ali uma feira de antiguidades, acompanhada de espetáculos artísticos e sons dos tambores de Candombe.



Museu e Arquivo Histórico Municipal - Cabildo
Foi construído pelos espanhóis, entre 1804 e 1869, como sede da administração da cidade, quando era parte do Vice-Reino do Rio da Prata, e, desde agosto de 1915, é um museu. Há exposições permanentes e temporárias que representam diversos períodos da história da região.

Puerta de la Ciudadela
Esse monumento é o que restou da muralha de proteção da Montevidéu colonial. Sua construção começou em 1741. Está localizada na Peatonal Sarandi, rua onde não é permitido o trânsito de veículos e que está repleta de livrarias, museus, galerias de arte, bares e cafés.







Plaza Independencia
É a praça mais importante de Montevidéu. Fica no limite da Ciudad Vieja e o centro, separando a parte antiga da moderna. No meio da praça está a estátua equestre do libertador José Gervasio Artigas, herói militar uruguaio. A leste está a Puerta de la Ciudadela, que cercava a cidade no período colonial. Diversos edifícios antigos e importantes estão ao redor da praça:
- Palácio Salvo é uma construção de 1928 e foi, por muitos anos, o edifício mais alto da América do Sul;
- Palácio Estevez foi sede do poder executivo de 1880 a 1985 e hoje serve como Museo de la Casa de Gobierno;
- Torre Ejecutiva, que é a sede da presidência desde 2009.

Teatro Solis
Inaugurado em 1856, com a apresentação de uma ópera de Verdi, esse imponente edifício do Centro Histórico, é um dos símbolos arquitetônicos não só de Montevidéu, mas de todo o país.
Seu interior clássico inspirado em projetos de teatros italianos, possui cadeiras de veludo vermelho na plateia, quatro andares de camarotes, paredes douradas e um suntuoso lustre de cristal de 500 quilos e três metros de diâmetro.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11:00 às 19:00 horas; visitas guiadas ocorrem às terças e quintas, às 16:00 horas, ou às quartas, sextas e domingos, a partir das 11:00, das 12:00 e das 16:00 horas. Aos sábados, as visitas guiadas ganham um horário extra às 13:00 horas.
Palacio Salvo
Durante anos foi considerado o maior edifício da América do Sul. Inaugurado em 1928, tem 95 metros de altura e 27 andares. Está localizado em plena Plaza Independencia.
O local não é aberto para visitação pública.











Avenida 18 de Julio
Avenida mais importante e famosa de Montevidéu, começa na Plaza Independencia e termina no Obelisco a los Constituyentes de 1830, com 40 metros de altura e na base da estrutura, três figuras representam a Liberdade, a Lei e a Força. Na avenida você vai encontrar restaurantes, bares, bancos, casas de câmbio, lojas de roupas, calçados, artigos de couro, eletrônicos e eletrodomésticos, entre outros.
A Fuente de los Candados e a estátua do músico Carlos Gardel são outros pontos onde vale a parada.
O Palácio Municipal, sede da Intendencia (Prefeitura), também está localizado na avenida.


Plaza de Cagancha
Localizada na Avenida 18 de Julio, entre a Avenida General Rondeau e a Passagem dos Direitos Humanos, a praça de Cagancha surgiu em 1836 como a praça central do traçado da Cidade Nova. Procurando consolidar a conciliação entre os partidos políticos institucionais, em 1867, foi inaugurada a Coluna da Paz, arrematada com uma figura feminina de bronze com uma bandeira em uma mão e uma espada na outra.
Plaza Fabini
Homenagem ao engenheiro e político uruguaio Juan Pedro Fabini. Também conhecida como Praça do Entrevero (mistura), devido ao monumento em comemoração aos combatentes anônimos das guerras da independência. Sob a praça se localiza o Centro de Exposições SUBTE, dedicado à criação, produção e divulgação da arte contemporânea. Em frente à mesma se encontra a Sala Zitarrosa, um dos cenários mais relevantes na apresentação de espetáculos musicais.
Localização: 18 de Julio entre Rio Negro e Julio Herrera y Obes.

Plaza de los 33 Orientales
Denominada assim em homenagem aos 33 orientais que, depois do seu exilio na Argentina, desembarcaram no Uruguai para lutar pela independência do pais. Também conhecida como Praça dos Bombeiros pela sua localização em frente ao Quartel Centenário de Bombeiros.
Localização: Avenida 18 de Julio entre Magallanes e Minas.


Mirante Panorâmico de Montevidéu
Localizado no edifício da Intendência de Montevidéu, com altura de 77 metros, é uma das vistas panorâmicas de onde se pode observar grande parte da cidade. Permanece aberto o ano inteiro, com entrada gratuita.
Local: Andar 22, Prefeitura de Montevidéu.
Endereço: Avenida 18 de Julio 1360.
Feira Tristán Narvaja
Domingo é o dia da feira mais tradicional da cidade. Ela se estende por várias quadras da Rua Tristán Narvaja, desde a 18 de Julio, e se espalha pelos arredores. Os produtos são os mais variados: frutas, verduras, queijos, animais de estimação, roupas, livros, discos, material para o tradicional mate, antiguidades, artigos de ferragem e outros itens.
As feiras são muito comuns no Uruguai. Todos os dias da semana há uma feira em um raio de 20 quadras em Montevidéu. 

Palácio Legislativo
Inaugurado em 1925, o Palácio é uma construção de aparência monumental que alberga a sede do Poder Legislativo. Sua simbologia e estilo arquitetônico neoclássico representam os valores democráticos da nação. Esculturas, relevos e obras de arte convivem junto à Câmara de Senadores e de Deputados, separadas pelo majestoso salão dos Passos Perdidos.
Visitas guiadas: segundas às sextas-feiras, em dois horários: às 10:30 e 15:00 horas, anunciando-se na porta que dá para a Av. General Flores. Cobra-se ingresso aos estrangeiros.

Mercado Agrícola de Montevidéu (MAM)
É o único centro comercial varejista destinado principalmente à comercialização de frutas e verduras, produtos frescos, alimentos. Possui um setor gastronômico que oferece todos os pratos típicos do Uruguai, além de lojas destinadas à venda de lembranças e artesanatos de nosso país.
É o mercado mais vasto e arquitetônico da América Latina em seu gênero. Foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1999. Em 2013, ao completar seus 100 anos, foi reinaugurado, tornando-se uma das maiores restaurações realizadas em Montevidéu nos últimos anos.

Torre das Telecomunicações / Antiga Estação Ferroviária
A Torre, com estética moderna e 160 metros de altura, junto com outros quatro prédios, albergam a sede da empresa pública de telecomunicações ANTEL. Dentro do complexo existe um mirante panorâmico, e se encontram os murais que o ateliê de Torres García realizou para enfeitar os muros do hospital Saint Bois e que foram recuperados nos últimos anos. Também há uma praça interior de uso público e um auditório para 370 pessoas. Perto dali está a Velha Estação Central de Trens General Artigas, construída na década de 1890. A meio quilômetro para o norte funciona a nova estação, adaptada à estética da sua vizinha Torre das Telecomunicações.

Parque Batlle
Deve seu nome a José Batlle y Ordóñez. O parque é conhecido como o pulmão da cidade, devido aos seus 60 hectares de extensão em que convivem árvores nativas e exóticas. Em seu interior podem-se encontrar importantes monumentos como La Carreta, obra de José Belloni, e instalações esportivas, como o Estádio Centenário, a Pista de Atletismo e o Velódromo Municipal.
Estádio Centenário
Foi inaugurado em 18 de Julho de 1930, para a disputa da primeira copa do mundo de futebol da história, cujo campeão foi a seleção uruguaia. Tem capacidade para 60 mil espectadores. Embaixo da torre das comemorações do Estádio, sobre a Tribuna Olímpica, funcionam o Museu do Futebol e um mirante turístico. Foi declarado Monumento Histórico do Futebol pela FIFA.
Visitas: segundas-feiras às sextas-feiras das 10:00 às 17:00 horas.

Obelisco aos Constituintes de 1830
O obelisco de Montevidéu está localizado na intercessão do Bulevar Artigas com a Avenida 18 de Julio. Foi obra do escultor José Luis Zorrilla de San Martín. Tem 40 metros de altura e foi construído em bronze e granito. O monumento, inaugurado em 1938, homenageia os patriotas da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa (1828-1830) que sancionou a primeira Constituição da República.





Rambla
Essas amplas calçadas localizadas às margens do Rio da Prata são um dos símbolos de Montevidéu e frequentadas por locais e turistas durante todo o ano, para fazer caminhadas, praticar atividades físicas e apreciar a bela vista do pôr do sol. Possui 20 km de extensão ao longo de sua costa, atravessando bairros importantes como Pocitos e Punta Carretas.
É a versão local de outros calçadões famosos espalhados pelo mundo.
Letreiro Montevideo
Em um gramado ao lado da praia Pocitos, fica o letreiro "Montevideo". Feito de concreto, foi inaugurado em 2014. É um ponto bem concorrido entre os turistas.




Parque Rodó
São 85 hectares arborizados de espaço de lazer. Jardins, lago com pedalinho, parques de diversões, área esportiva, museu, lanchonete etc. Também é onde fica o Teatro de Verano, centro de espetáculos ao ar livre com capacidade para quase 4 mil pessoas. O ousado projeto arquitetônico impressiona com sua grande abóbada.


Punta Carretas
É um antigo bairro montevideano. Pelas suas ruas e avenidas se respira ainda o ar romântico da Montevidéu de 1900. Entre suas principais atrações se encontram o Clube de Golfe, o Punta Carretas Shopping, localizado na ex-prisão homônima, a Casa-Museu do Poeta da Pátria, Juan Zorrilla de San Martín e o Parque Villa Biarritz. Também possui um relevante polo gastronômico da cidade.

Farol de Punta Carretas
No local conhecido como Punta Brava, a poucos metros da rambla e frente ao Clube de Golfe, encontra-se o Farol de Punta Carretas. Pode-se subir e apreciar um panorama inesquecível da orla. Também se pode desfrutar dessa paisagem nos restaurantes próximos ou nos clubes de pesca. É o ponto mais austral de Montevidéu.Horários de visitas: Todos os dias das 10 às 19 hs.
Feira de Villa Biarritz
Acontece às terças-feiras e sábados desde as primeiras horas da manhã até as 16:00 horas, no parque José Zorrilla de San Martín, no bairro Punta Carretas. Um passeio que vale a pena fazer e que apresenta grande variedade de artesanatos, confecções e acessórios, bem como frutas e verduras.


Pocitos
O bairro Pocitos constitui uma verdadeira miscelânea viva de construções, que dão conta do ontem e do hoje da arquitetura da cidade. Tudo isto sobre uma das mais movimentadas e magníficas praias do Rio da Prata. Ali se encontra o Montevideo Shopping e uma diversa oferta gastronômica.



Puertito del Buceo
O Puertito del Buceo (Portinho do Mergulho ou do Bairro "Buceo") está destinado à prática de atividades náuticas esportivas. Encontra-se ali a sede do Iate Clube Uruguaio, de onde partem excursões de pesca e passeios. Nesse lugar está o Skate Park de Montevidéu, junto aos tradicionais restaurantes e bancas de venda de produtos marítimos. 
                                       

Vinícolas Uruguaias
O Uruguai se distingue pela sua posição geográfica privilegiada para a produção de vinhos finos. Suas excelentes vinícolas, de tradição familiar centenária, produzem variedades de vinhos entre os quais se destaca o tannat, vinho tradicional uruguaio cuja uva foi introduzida no país pelo basco-francês Pascual Harriague.
Montevidéu e a área metropolitana contam com um grupo de vinícolas familiares que abrem suas portas para que os visitantes descubram os segredos do tannat por meio de visitas guiadas, degustações, almoços e eventos.
Vinículas para visitar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário