quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Guia de Viagem a Barcelona - Dicas de Planejamento e Informações da Viagem a Barcelona



A próspera, pujante e movimentada Barcelona, a capital da Catalunha, região autônoma da Espanha, é uma das mais irresistíveis cidades europeias, atraindo, anualmente, milhões de turistas, que abarrotam as ruas para apreciar a sua diversidade cultural, impressionante arquitetura, excelentes lojas, gastronomia, cafés e vida noturna.
A cidade impressiona o turista logo na sua chegada, graças, em boa parte, a criatividade e ousadia de arquitetos como Gaudí e Domènech i Montaner, autores de ícones extravagantes como a Casa Milá e o Palau de La Música Catalana, respectivamente.
No bem preservado Bairro Gótico, ruelas estreitas e cheias de vida, ao passo que no amplo Eixample os padronizados quarteirões exalam charme e vanguarda cultural. A orla marítima surpreende com agradáveis praias e as múltiplas opções culturais de Port Vell. Outro polo de lazer é Montjuïc, que abriga museus, o castelo e várias instalações olímpicas dos Jogos de 1992, como o belo estádio e o Palau San Jordi. Falando em esporte, nada como assistir a um jogo do Barcelona, o Barça, símbolo do orgulho e criatividade catalães, de seu espírito altivo e amor por sua terra.
Nada, porém, tem o poder atemporal da Sagrada Família. Construção iniciada em 1882 e com previsão de ficar pronta em 2028, o templo católico transcende a religião para se tornar um símbolo da cidade, impresso no gênio de Gaudí e nos muitos artistas que ali deixaram sua marca.
A cidade tem 101,4 Km², uma população de 1,7 milhões de habitantes e é dividida em 10 distritos e 73 bairros.
Os principais bairros são: Barrio Gótico, Barceloneta, El Barcelona Sants, Bogatell / Ciutadella, Montjuïc, Born, Plaça Espanya, Eixample, Rambla, Horta-Guinardó e Gràcia.

Clique em "Mais informações" 


Planejamento da Viagem

Passaporte
Passaporte válido por, no mínimo, três meses contados da data de retorno ao Brasil. A regra vale para os 26 países que fazem parte do Espaço (ou Tratado) de Schengen. Veja aqui brochura do Espaço Schengen

Importante:

- a validade do passaporte deve ser somada ao tempo de permanência. Se vai permanecer 10 dias, a validade é de 100 dias, 15 dias, 105 dias. Para 90 dias, a validade terá que ser de seis meses.
- se a viagem vai prosseguir para países que não fazem parte do Tratado (exemplo Inglaterra), a validade mínima  é de seis meses.
- É recomendável tirar duas cópias do passaporte onde constam os dados pessoais e do documento e vistos existentes. Uma deve ficar com o acompanhante da viagem e outra em local diferente do original. Em caso de perda do original, a cópia vai facilitar a obtenção da autorização para retorno ao Brasil, obtida no Consulado ou Embaixada brasileira no local visitado. Outra opção é ter o arquivo do documento no smartphone ou ipad.

Visto
Não é necessário visto prévio para entrar na Espanha, se o seu período de permanência foi de até 90 dias. A autorização será dada após a entrevista na imigração. Para prazos maiores consulte o Consulado ou a Embaixada da Espanha.

Seguro de viagem
Por fazer parte do Espaço / Tratado de Schengen, o seguro de saúde é obrigatório na Espanha, e é preciso comprovar assistência de viagem.
O Tratado de Schengen é um acordo assinado entre países da Comunidade Europeia - Veja todas as informações aqui - que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando esses países comprovem possuir uma Assistência a Viagens com valor mínimo de 30.000, para garantir assistência médica por doença ou acidente.
- Comprando as suas passagens pelo VISA (mínimo Platinum), terá direito ao seguro gratuitamente. Entrar no link abaixo e preencher as informações para emissão do Certificado de Seguro. É bom imprimir em inglês e português.
Telefone 0800.891.3679
e-mail benefits@ap-visa.com

- Clientes do Banco do Brasil, pode fazer com o seu Gerente. O custo é muito baixo.
- Empresas especializadas em seguro de viagens:
         - Assist Card
Acesse o site: Comparador de seguro, antes de comprar.
- Consultar também agências de viagem, como, por exemplo, a CVC, que fecham negócios com operadoras de seguros e podem fazer preços melhores.
Antes de fechar negócio, leia a proposta e confirme se as coberturas atendem ao Tratado de Schengen - valor mínimo de 30.000.

Vacinas
Não é exigido de brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela para visitar a Espanha, porém é importante tê-lo.

Passagens
Os sites Momondo, Kayak e Skyscanner são alguns dos buscadores de voos da web. Os três têm grande abrangência de companhias aéreas (incluindo as low-cost nanicas de todos os continentes) e deixam você criar alertas de preços para o trecho que deseja (você põe seu e-mail e recebe atualizações). No Momondo, há ótimos gráficos que mostram a oscilação dos preços durante os meses para você encontrar as melhores combinações.
O aplicativo Hopper funciona muito bem para voos internacionais, na busca de melhores preços. Você insere o destino nesse app e ele te mostra, mês a mês, a variação de preço do trecho. Selecionando datas, a ferramenta te diz se você deve comprar a passagem na hora, se deve esperar e quanto pode economizar se esperar, com base no histórico dos valores.
Para obter melhores preços, faça a sua reserva com antecedência de 60 a 90 dias, na baixa estação, e de 60 a 120 dias se sua viagem é para época de alta estação.
Tenha cuidado com passagens muito baratas, pois pode significar várias conexões, tornando a sua viagem cansativa, sem falar na perda de tempo.
Importante: Se a sua viagem for com conexão em outro país, observe um tempo mínimo de três horas entre os voos. Você terá que passar pela imigração, alfândega, retirar as bagagens e fazer novo embarque. É melhor aguardar um pouco no free shop do que ter que pagar uma hospedagem e nova passagem.

Hospedagens
Para um melhor aproveitamento da viagem, é recomendável hotéis localizados nas zonas próximas as melhores atrações turísticas, como Eixample, Ramblas, Bairro Gótico, Raval e Born.

Ver postagem sobre hospedagem aqui

Para obter melhores preços, faça reserva com no mínimo dois meses de antecedência.
Os preços de hotéis em cidades turísticas são sempre maiores nos finais de semana. Quanto você pede um orçamento que inclua sexta, sábado e domingo, o preço informado é uma média do período.
É importante confirmar, diretamente com o hotel, a reserva com 20 dias de antecedência da viagem. Telefone ou mande um e-mail.

Quando ir
A melhor época para ir a Barcelona vai depender da disponibilidade de cada viajante. Só lembrando que o clima local é mediterrâneo, o que significa que não faz muito frio, não chove muito e é bastante úmido. Ao contrário do Brasil, quando aqui é verão lá é inverno e vice versa.

Veja como funcionam as estações do ano na Europa:
- Primavera: 21 de março até 20 de junho;
- Verão: 21 de junho até 20 de setembro;
- Outono: 21 de setembro até 20 de dezembro;
- Inverno: 21 de dezembro até 20 de março.

Se possível, dê preferência ao período de abril a outubro. No verão pode fazer calor demais, mas de todo modo é quando a cidade fica mais agitada. Em abril celebra-se San Jordi, o padroeiro da Catalunha, e tudo fica colorido e enfeitado com as cores vermelho e dourado.

Quanto tempo ficar
Em cinco dias é possível conhecer as principais atrações, caminhar por diversos bairros, visitar museus, ir a baladas e apreciar a gastronomia.

Língua
Em Barcelona fala-se espanhol e catalão.
Se você fala o espanhol e/ou inglês, ótimo. Se não fala nenhuma das línguas citadas também não se preocupe. Estude o funcionamento do metrô, o mapa da cidade, a localização das atrações e algumas palavras e frases que estão na Guia “Como dizer tudo em viagem” deste Blog. É bem provável que não sairá fazendo perguntas. O “portunhol” vai “quebrar o galho”.
Muitas pessoas ficam receosas em viajar para o exterior preocupadas com a língua. Já viajei várias vezes com pessoas sem qualquer conhecimento do inglês, francês, espanhol, italiano etc, e que se deram muito bem. Não deve ser motivo de preocupação.

Quanto levar em dinheiro / cartões
A moeda da Espanha, e de mais 14 dos 26 países membros da União Europeia, é o Euro (€). As notas são de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500. Já as moedas são de 1 e 2 euros, 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cents.
Todos os bancos e muitos hotéis fazem o câmbio de moedas estrangeiras, mas estes aplicam as piores taxas, enquanto os bancos cobram uma porcentagem razoável pela troca.  Comprar nas casas de câmbio de aeroportos nunca foi bom negócio e agora está pior com a desvalorização do real.
Os custos de uma viagem para Barcelona dependem de diversos fatores, muitos deles completamente subjetivos. Ou seja, quem pergunta deve ter em mente os objetivos de sua viagem. Há quem vá para Barcelona e gaste o mínimo: um sanduíche no supermercado, uma garrafinha de água para o dia inteiro, duas passagens de metrô e uma diária de albergue. Por outro lado, tem quem despenda dez vezes mais, com hotel caro, refeições em belos restaurantes e corridas de táxi.
Podemos estimar, sem considerar extravagâncias, 100€, por pessoa, por dia, como factível para refeições, umas cervejinhas, vinhos, quando frio, e atrações.
É importante desbloquear os cartões de crédito para uso no exterior, ainda no Brasil, e anotar os números e telefones das pessoas de contatos, ou tirar cópias dos mesmos. Deixar uma cópia em casa e outra em local diferente do original durante a viagem.
Muito cuidado com os cartões, pois o chip e senha muitas vezes não tem aplicação no exterior. Em caso de perda, pode ser utilizado facilmente por outra pessoa.
As compras com o Cartão de Crédito, Débito ou com Travelcards serão taxadas em 6,38% de Imposto sobre Operações Financeiras – IOF.
Se o valor do câmbio para compra de euros no Brasil for vantajoso (compare com o câmbio oficial), utilizar dinheiro em espécie é recomendável, principalmente depois do aumento nas taxas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas compras com cartões. Deve-se, entretanto, observar os cuidados necessários para transporte e manuseio da moeda.
Dicas:
- Compre uma pequena pochete doleira, coloque os seus euros e use por dentro da calça (sem moedas para evitar perrengue no raio X dos aeroportos).
- Muito cuidado com os seus documentos e dinheiro. Em Barcelona (e em toda Europa) tem muitos batedores de carteiras.

Tomada elétrica
O plugue padrão dos aparelhos elétricos na Espanha tem dois pinos redondos e é assim:

Além disso, a voltagem é 230V, 50 Hz. Logo, se você quiser levar seus aparelhos elétricos e eletrônicos para Barcelona, precisará de um adaptador para a tomada e um transformador para a voltagem, exceto para Ipad, notebooks e celulares que são bivolt. Os adaptadores podem ser comprados em Barcelona em lojas para turistas e de eletrônicos.
Não é necessário levar secador de cabelos, pois os hotéis disponibilizam.

Telefones
Em pleno 2016, não há necessidade de continuar pagando contas de telefone exorbitantes quando viajamos. Usar aplicativos como Skype, WhatsApp e comprar chips internacionais ou locais pré-pagos resolvem o caso (leve o seu celular desbloqueado).
Solicitar roaming de telefone, para qualquer eventualidade, sabendo que é a pior opção, em função dos custos. Não habilite dados em hipótese alguma, pois a conta será absurda.
Só faça ligação pelo telefone do hotel em última hipótese. É um absurdo.
Chip MaxRoam - vai funcionar em 230 países automaticamente, com preços muito próximos dos praticados pelas operadoras locais, inclusive pós-pagos. Você compra via internet e recebe pelos Correios. A compra é fácil: você escolhe o seu tipo (SIM - só para celular, para Ipad, internet para celular e até um próprio celular novo com chip) e qual crédito gostaria de ter. Dá para calcular mais ou menos as tarifas que você vai pagar através do site, bastando informar para onde vai viajar (“I’m Roaming In”) e para onde vai fazer a maior parte das ligações (“I’m calling to”).
Você pode acompanhar toda a sua movimentação online com um extrato detalhado na sua conta, como duração, número e valor de cada chamada, atualizado automaticamente e em tempo real. E ainda pode comprar números locais por períodos limitados de tempo.

Aplicativos
- Os aplicativos para smartphones que funcionam com o sistema VoIP (Voice Over Internet Protocol) são o meio mais econômicos de fazer ligações internacionais. Eles funcionam melhor com wi-fi, mas também podem ser usados com 3G, dependendo da qualidade da conexão de dados.
- O Skype (Skype.com) oferece ligações gratuitas para outros usuários do Skype ou chamadas para telefones fixos ou celulares por tarifas baixas, bastando comprar créditos antecipadamente.
- O Viber (viber.com) também é prático. Você liga de graça para quem também tem o aplicativo.
- O aplicativo WhatsApp é a melhor opção atualmente. No hotel (solicite a senha na portaria), nas redes Mcdonalds e outros locais obtenha o wi-fi e pronto, está conectado. Veja aqui locais com Wifi grátis. Se a sua versão foi a mais atualizada poderá fazer ligação gratuita para outro celular nas mesmas condições (que maravilha).
Você pode compartilhar a conexão do seu celular para acesso a internet por outro celular de pessoa que lhe acompanhe na viagem, com um único chip, através do Acesso Pessoal.

Brasil direto - Embratel
A Embratel tem um serviço de ligações internacionais a cobrar ou por cartão, com assistência em português.
Fale do exterior como se estivesse no Brasil:
- Ligações diretas ou com o auxílio de um operador da Embratel.
- Você pode ligar de qualquer telefone: fixo, celular ou orelhão.
- As ligações podem ser pagas na conta do seu telefone fixo no Brasil.
Da Espanha ligue 900-99-00-55.

Conexão WI-FI paga
Muitas operadoras oferecem planos com internet wi-fi, nos quais você paga para se conectar o hotspots. A Boingo (boingo.com) é uma das gigantes do negócio, com mais de 1 milhão de hotspots espalhados pelo mundo. Para usá-los você precisa contratar um plano (preços começam em US$7,95). Baixando o aplicativo da empresa você é avisado toda vez que há uma conexão disponível por perto.

Como chegar

Via aérea
É a forma mais prática de chegar a Barcelona, através de conexões em Lisboa ou Madri. A TAM e a Singapore Airlines têm voos do Brasil diretos para Barcelona. Pesquise preços antes de decidir por voos diretos ou com conexões.
Os voos do Brasil costumam pousar em El Prat, na cidade vizinha de Llobregat. Para chegar ao Centro, prefira o Aerobus, linha circular que liga o aeroporto à Plaça Catalunya em 35 minutos. No entanto, também é possível chegar ao centro com bastante flexibilidade com táxi ou van.

Informações de aeroportos que você pode utilizar:
- Portugal/Lisboa: Lisboa - Portela
- Espanha/Madri - Barajas
- Espanha/Barcelona - é servida por três aeroportos internacionais, totalizando mais de 39,6 milhões de passageiros por ano:
Aeroporto El Prat (BCN) – El Prat
Aeroporto Girona Costa Brava Airport (GRO) - Lowcost - Girona Costa Brava
Aeroprto Reus (REU) – Lowcost - Reus

Via terrestre - carro
Partindo de Madri, são 620 quilômetros usando a estrada E-90, com um tempo aproximado de 6 horas e velocidade média de 100 kms/hora. Use um GPS.

Via terrestre - trem
Aproximadamente 2:40 horas separam Madri de Barcelona pelo serviço de trem expresso AVE. Quem faz o trajeto de avião acaba gastando mais tempo, se somar as distâncias entre os aeroportos.

Bagagem aérea
Bagagem de mão adequada para ser transportada no compartimento fechado por cima do lugar do passageiro ou por baixo do assento, com dimensões máximas de 115 cm: 55x40x20 cm.
Classe Econômica: 1 peça até 8 kg                           
Classe Executiva: 2 peças com peso total de 16 kg
A franquia de bagagem despachada gratuita transportada no porão pode ser estabelecida com base no peso ou no número de peças a transportar.
Seguindo normas internacionais para as condições de Segurança e Saúde no Trabalho, a TAP, por exemplo, não transporta malas/volumes com mais de 32 kg. As malas/volumes com mais de 32 kg têm de ser transportadas como carga.
Identificar as malas, por dentro e por fora, com nome, endereço completo e telefones no Brasil e em Barcelona;
Medicamentos – Levar na mala de mão os necessários para usar durante a viagem. Demais na mala despachada.
Bagagem despachada – se for viajar acompanhado, colocar em cada mala roupas dos dois viajantes. Caso uma seja extraviada haverá roupas para os dois.
Bagagem de mão – levar um conjunto de roupa para qualquer eventualidade.
Pinças, tesouras, cortadores de unha, cremes, shampoo e perfumes devem estar na mala despachada.


Como arrumar a sua mala

Ver mais informações sobre bagagem na postagem sobre o assunto neste Blog.

Fuso horário
Barcelona está 4 horas à frente do horário de Brasília. No horário de verão no Brasil a diferença é de 3 horas. Observe se o seu Estado faz parte do horário de verão.
Veja o Post sobre Fuso horário.

Imigração
A fila de imigração normalmente é separada em duas, são elas:
- Passaportes da União Europeia (EU).
- Fila única para os outros passaportes.
Sendo o seu passaporte brasileiro entre na fila única e aguarde sua vez.
Algumas dicas:
- Não falar ao celular, evitando ser chamado a atenção.
- Entregar apenas o passaporte ao Oficial. Antes, retirar o seu passaporte de qualquer capa protetora que esteja usando. Muitos oficiais não gostam de recebê-lo assim.
- Levar impresso os vouchers com a reserva do seu hotel, passagem para outros destinos e de retorno ao Brasil e o comprovante do seguro de viagem, que é obrigatório para entrar na Europa (ver item acima sobre Seguro de Viagem).
– Se vai ficar hospedado na casa de alguém, levar uma carta simples com o convite dessa pessoa. Nela deve constar o endereço, o documento de identificação da pessoa, assim como o nome e número de passaporte do visitante brasileiro;
– Caso a viagem seja de trabalho ou estudo, mostrar os comprovantes e convites da atividade profissional ou da escola;
- Não entregar nada que não tenha sido solicitado.
- Responder as perguntas diretamente e sem enrolação.
- Familiares poderão fazer a imigração juntos. Amigo, namorado ou qualquer pessoa sem parentesco deverá passar sozinho pela imigração.
Se não souber falar o espanhol, peça ajuda ao Oficial.
Perguntas que podem ser feitas: (use o tradutor do Blog para o espanhol)
Qual o motivo de sua estada – Responder turismo / passeio / férias;
Quando tempo pretende ficar – Responder quantos dias;
Onde vai ficar – Informar o nome do hotel e endereço ou carta convite;
Qual a sua profissão – Informar a sua profissão;
Quantos Euros está trazendo – Informar o valor em euros.
Só fale a verdade, pois, caso contrário lhe mandarão de volta para o Brasil.

Os aeroportos da Espanha têm fama de deportar visitantes brasileiros, principalmente os mais jovens. Portanto tenha em mãos as reservas de hotéis, passagens de retorno, seguro de saúde, cartões de créditos e comprovação de recursos para o período que vai ficar (100 euros dia). Como seguro morreu de velho, leve extrato de cartões de crédito, carteira de trabalho e cópia da Declaração do Imposto de Renda.
Dependendo da sua idade e do Agente, pode até não lhe perguntar absolutamente nada.

Transporte – como circular
Barcelona possui um excelente sistema de transporte integrado. A combinação de metrô e ônibus fazem o turista chegar a praticamente todas as principais atrações turísticas com velocidade e muita praticidade. São onze linhas de metrô, cem linhas de ônibus e as linhas de teleférico e funicular de Montjuic. Para compreender o sistema, mapas estão disponíveis em todas as linhas de metrô, mas você também pode traçar sua rota no site da TMB .

Veja aqui o Mapa do Metrô

Existem vários tipos diferentes de passagens. Você pode ver os detalhes de todas elas, incluindo os preços atualizados, na página as passagens e os bilhetes do transporte público em Barcelona.
As linhas do metrô estão identificadas pela letra L, o número da linha, além de uma cor.
A grande maioria das linhas atravessa o centro da cidade e muitas delas estão interligadas, permitindo inúmeras combinações e baldeações muito úteis.
As linhas operadas pelos Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) são:
·       L1, vermelha. Hospital de Bellvitge – Fondo;
·       L2, lilás. Paral·lel – Badalona Pompeu Fabra;
·       L3, verde. Zona Universitària – Trinitat Nova;
·       L4, amarela. La Pau – Trinitat Nova;
·       L5, azul oscuro. Cornellà Centre – Vall d’Hebron;
·       L9, cor de laranja. La Sagrera – Can Zam;
·       L10, azul celeste. La Sagrera – Gorg;
·       L11, verde claro. Trinitat Nova – Can Cuiàs.

As linhas operadas pelos Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC) são:
·      L6, violeta. Plaza de Catalunya – Reina Elisenda;
·      L7, marrom. Plaza de Catalunya – Avinguda Tibidabo;
·      L8, cor de rosa. Plaza Espanya – Molí Nou | Ciutat Cooperativa.

Taxis
Os táxis em Barcelona se diferenciam por serem pretos com as portas amarelas. Existem pontos por todo lado e o preço não chega a pesar no orçamento. São cobradas taxas extras para o uso do porta-malas e para a entrada nos aeroportos. Se vai sair à noite é uma opção a ser considerada.

Ônibus turístico
Os ônibus turísticos contam com 3 rotas diferentes que juntas somam mais de 44 pontos que podem ser percorridos com a mesma passagem. Os passeios nesses ônibus incluem guia de áudio em 10 idiomas em fones de ouvido individuais. 
Veja nos sites abaixo rotas, preços, horários etc:

Bondinho Blau (Bonde azul)
Trata-se de um antigo bondinho de 1901 e é o único sobrevivente do antigo sistema de bondinhos da cidade. Percorre a distância entre a estação Avinguda Tibidabo, na L7 do metrô e o começo do teleférico de Tibidabo.

Teleférico de Montjuïc
O teleférico permite subir ao cume da montanha Montjuïc, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. Seu percurso possui 3 estações: Parc de Montjuïc, Miramar e Castell de Montjuïc. Pode-se chegar ao teleférico, que que se conecta com o metrô Paral·lel (L2 e L3) e ao ônibus turístico, no ponto de Telefèric de Montjuic da linha vermelha.
O teleférico conta com modernas cabines fechadas, que datam de uma reforma feita em 2007.


Ônibus

Fazem conexões o metrô, o trem urbano e suburbano e o bonde. A rede é composta de 211 linhas (194 ônibus / 17 Nitbus) formando uma rede de 2242 km.

Aluguel de carro
Apesar da boa qualidade de suas ruas e sinalização, não vale a pena alugar carro, pelas dificuldades de estacionar e pelo trânsito pesado. Só considere esta opção se for viajar para cidades dos arredores.

Alimentação
Na última década e meia a Catalunha disputa com o País Basco o título de principal celeiro de chefs estrelados do planeta. Nomes de apelo internacional como Feran Adrià inovaram com sua cozinha lúdica, que brinca com texturas, formas e cores. Barcelona segue forte com um destino onde se come bem, e de tudo. Esparramada sobre o Mar Mediterrâneo, a via que lhe trouxe influências francesas, italianas, gregas e árabes, a base de sua gastronomia aproveita-se bem de pescados. Mas não é só isso. Também símbolos da cozinha espanhola como as tapas e a paella, doces despudoramente tentadores como tocino del cielo e crema catalana, alguns bons vinhos como os cavas e uma bebidinha doce que agrada as criança a orchata de chufa, feita com uma espécie de amêndoa.
Enquanto que os restaurantes mais requintados exigem reservas com antecedência, alguns, inclusive, de alguns meses, os estabelecimentos mais simples não requerem muita cerimônia, oferecendo cardápios completos e com preços razoáveis. De um bar de tapas a um charmoso café nas Ramblas, com certeza você não terá problemas à mesa.

Segurança na cidade
Ao viajar no metrô ou andar em locais movimentados, esteja alerta.
Deixe a sua bolsa junto ao seu corpo no metrô, restaurante, ou café ao ar livre.
Ao pendurar seu casaco no cabideiro de um restaurante, certifique-se de não deixar nada de valor nos bolsos do casaco, como seu celular.
Nada de deixar bolsas e carteiras na mesa ou cadeira no restaurante do hotel, para ir se servir.
Sempre esteja ciente das coisas ao seu redor e aja de acordo. Não mexa na sua bolsa, ou conte o dinheiro da carteira durante uma viagem de metrô, ou em pé no meio da rua.
Se você sair do caminho principal, as chances são de você acabar chegando em uma área mais pesada e desprivilegiada do que as partes turísticas da cidade. Se planeje para saber aonde está indo. Tenha os mapas da cidade e do metrô em mãos ou faça download para o celular ou tablet.

Simplificando: trate de não parecer turista e vista-se como se fosse um morador da cidade. Nos bares e cafeterias, fique atento às bolsas e carteiras. Nas estações de metrô e na zona de La Ramba, tenha cuidado, pois podem haver batedores de carteiras.

Dicas
Localize supermercados próximos ao seu hotel, onde você pode comprar água, sucos e lanches baratos e levá-los. Os preços nos hotéis são abusivos.
Não mantenha o contato visual com estranhos no transporte público, pois isso é considerado deselegante. Conversas altas também são irritantes para os outros passageiros, bem como conversas no celular.
Levar a mochila nas costas também é deselegante nos trens e metrô. Leve nas mãos, ponha no chão aos seus pés, ou virada para frente no seu corpo.
Certifique-se de escolher um hotel com um bom sistema de ar condicionado, durante o verão, já que muitos quartos de hotel não possuem ventilação.
Pare num jornaleiro e compre algumas revistas. Elas são ótimas para ter uma ideia do que está acontecendo atualmente na cultura local.
Veja na recepção do hotel as revistas e folders que vão lhe ajudar nos passeios.

Consulado Geral do Brasil em Barcelona
Endereço: Av. Diagonal, 468, 2º Andar - 08006 – Barcelona - Espanha
Telefone: +34 934 88 22 88
Horário funcionamento: 08:00 –13:30 horas
Metrô: L5 (azul) e L3 (verde) - parada Diagonal
Trem: FGC - Parada Provença

Informações úteis
http://www.bcn.cat/
http://www.barcelonaturisme.com/
Museus: http://www.articketbcn.org/
Turismo LGBT em Cataluña: http://www.catalunya-lgbt.cat/es/

Telefones úteis
Emergências: 112
Emergências médicas: 061
Farmácias de plantão: +34 93 481 00 60
Acidentes de trânsito: 088
Polícia local: 092
Delegacias em Barcelona: +34 93 290 30 00
Aeroporto El Prat: +34 902 40 47 04

Postos de informações turísticas
-  Jaume - Plaça de Sant Jaume, 1 - Edificio del ayuntamiento.
Tel: +34 807117222/ +34 933689730 - Segunda a sexta de 9h às 20h. Sábados de 10h às 20h e domingos de 10h às 14h.
- Escritório Turístico da Catalunha - Passeig de Gràcia, 107, Palau Robert.
Tel: +34 932388091 - Segunda a sábado de 10h às 19h. Domingos e feriados de 10h às 14h30.
- Estação Sants - Plaza Països Catalans s/n.
Tel: +34 807117222 - Segunda a sexta de 8h às 20h. Sábados, domingos e feriados de 8h às 14h. No verão abre todos os dias de 8h às 20h.
- Eventos culturais em Barcelona - Las Ramblas, 99.
Tel: +34 93 316 1000 - Segunda a domingo de 10h às 20h.
- Generalitat de Catalunya - Terminais A e B do Aeroporto El Prat.
Tel: +34 934780565 - Todos os dias de 9h às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens do Blog