quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Guia de Viagem a Barcelona - Dicas das Atrações Turísticas de Barcelona


Em Barcelona você pode desfrutar das praias, parques, excelentes restaurantes e bares, fazer boas compras, futebol no Camp Nou do Barcelona, shows, passear a pé para admirar belos atrativos turísticos, conhecer igrejas, museus, construções históricas projetadas pelo arquiteto modernista Antoni Gaudi. Algumas de suas obras mais famosas são o Parque Güell e a igreja Sagrada Família. Os consagrados artistas Joan Miró e Pablo Picasso são outros filhos ilustres da cidade, que ainda contam com museus imperdíveis.
O auge da efervescência de Barcelona acontece na avenida Las Ramblas, que tem um animado calçadão repleto de artistas de rua, restaurantes, bares, cafés, lojas e floriculturas.
Com prédios monumentais, população alegre e localização estratégica, Barcelona é uma festa constante.

Conheça as principais atrações da cidade (clique em "Mais informações"):


Casa Milà (La Pedrera)
A Casa Milà, que tem o apelido de “La Pedrera”, é uma fantástica obra de Gaudi, situada em uma das esquinas do Passeig de Gràcia. Um dos projetos mais ousados de Gaudi, verdadeira façanha arquitetônica, sem nenhum ângulo reto, esta casa foi construída entre 1905 e 1910 para a família Milà. Em 1984, o edifício foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pelo Unesco.
Endereço: Provença, 261-265, 08008 Barcelona
Telefone: +34 902 20 21 38


Parc de Montjuïc
O agradável parque, construído para Feira Internacional de 1929, situa-se no alto da montanha Montjuïc, que significa “monte dos Judeus” em catalão antigo, onde você tem uma vista privilegiada da cidade de Barcelona e do seu porto. Lá estão o Palau Nacional, que funciona como museu de arte, a Fundação Miró, que abriga as principais obras do pintor surrealista Joan Miró, a Plaça de Espanya, o Estádio Olímpico e outras instalações desportivas utilizadas durante os jogos Olímpicos de 1992.
Veja também:
- O Telefèric de Montjuïc, para ter uma vista panorâmica da cidade, que leva do porto até o Montjuïc.
- O Castelo de Montjuïc, que, até 2009, era um museu militar e fechou depois que o castelo passou a ser propriedade da cidade. Nada de muito interessante no seu interior.
- E a Font Mágica de Montjuïc, um espetáculo das fontes mágicas aos pés de Montjuic, que "dançam" ao ritmo de música. Bom programa para crianças. 
Endereço: Ctra. de Montjuïc, 66, 08038 - Barcelona
Telefone: +34 932 56 44 45

Las Ramblas
Um dos bulevares mais famosos e movimentados do mundo, como a Champs-Élysées, em Paris, e a Quinta Avenida, em Nova York. É conhecida como Las Ramblas, no plural, porque é dividida em cinco partes, e um lugar para bater pernas sem pressa, sob as árvores que a enfeitam. A mais famosa avenida de Barcelona está sempre animada, pois seu calçadão tem um movimento permanente, recheado por lojas famosas, cafés, restaurantes, bares, bancas de flores, artistas de rua, pintores, barracas de souvenir etc. No final das Ramblas, em direção ao mar, a estátua de Cristóvão Colombo, com 51 metros de altura, aponta para o Novo Mundo. Está localizada na Cidade Velha, o bairro mais antigo da cidade, e faz a ligação entre a Plaza de Colón e a Plaza Catalunya.

Bairro Gótico (Barri Gotic)
Ao lado direito das Ramblas, as sombras projetadas nas estreitas vielas do Barri Gotic, fruto dos palácios e casarões de fachadas enegrecidas, são o perfeito retrato do imaginário gótico. Reúne 500 itens tombados, como reminiscências da fundação da cidade pelos romanos, há cerca de 2 mil anos e um conjunto europeu de edificações dos séculos 8 ao 15. É uma das mais agradáveis e interessantes regiões da cidade.

Estádio Camp Nou
No repressivo regime do general Francisco Franco, que governou a Espanha de 1939 a 1975, a única forma de o povo catalão expressar abertamente seu orgulho e sua identidade era por meio do futebol. O Campu Nou, estádio do time FC Barcelona, ou Barça, abre os seus portões para os fãs do futebol visitarem os vestiários, o gramado e a arquibancada em uma visita guiada. Fundado em 1899, o estádio também possui 99.354 lugares, loja de produtos Barça, restaurante, um museu com a história da equipe de Messi e Neymar e muito mais.
Endereço: C. Aristides Maillol, 12, 08028 Barcelona
Telefone: +34 902 18 99 00

Casa Batlló
Uma das últimas obras de Antoni Gaudi, fica na célebre rua Passeig de Gràcia, assim como a Casa Milà. A fachada chama a atenção dos turistas, com seus azulejos policromáticos e ferros retorcidos. As cores lembram os tons de corais marítimos e as varandas das janelas têm formas onduladas. Se do lado de fora a construção já impressiona, espere até ver de perto os detalhes do seu interior. A visita ao edifício residencial passa pelo andar onde vivia a família Batlló, pelo loft, pelo terraço e pela bela escadaria.
Endereço: Passeig de Gràcia, 43, 08007 Barcelona, Espanha
Telefone: +34 932 16 03 06

Port Vell
Decadente e perigosa, toda a área de Port Vell recebeu grandes investimentos para os Jogos Olímpicos de 1992, e hoje respira um ar cosmopolita e cheio de glamour, inundado de turistas e locais. Para melhorar o acesso à região central, foi construída a Rambla del Mar, uma elegante passarela que faz as vezes de ponte levadiça para os iates estacionados na marina. Já os antigos armazéns e terrenos abandonados hoje são endereço de atrações como o l’Aquarium, o Museu de História da Catalunha, o Imax Barcelona e o Palau del Mar.

Parc Güell
Tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, o parque mais famoso de Barcelona é outra obra de Guadi. Seus muros curvilíneos são decorados com mosaicos de azulejos coloridos em cacos. Com muitas árvores, o parque possui diversos percursos estreitos com diferentes itinerários. A princípio concebido como patrimônio particular, tornou-se um parque público em 1922. Seu principal ícone é a famosa salamandra multicolorida, também chamada de dragão por muitas pessoas. Trata-se de uma fonte recoberta com trencadis, trabalho feito com fragmentos quebrados de cerâmica esmaltada. Imperdível a sala das Cem Colunas, com seus pilares tortos.
Ainda no Parc Güell, está localizada a Casa Museu Gaudi, onde o arquiteto viveu até poucos meses antes de morrer. Além de memórias pessoais, o museu expõe uma vasta coleção do mobiliário desenhado pelo arquiteto para diferentes casas, além de ter azulejos nas paredes e materiais didáticos sobre a vida e Gaudi.
Endereço: Carrer d'Olot, s/n, 08024 Barcelona
Telefone: +34 902 20 03 02

La Sagrada Família
Construção iniciada em 1882, e com previsão de ficar pronta em 2028, o templo católico transcende a religião para se tornar um símbolo da cidade. Projetada pelo arquiteto modernista Antoni Gaudi, essa monumental igreja inacabada lembra um castelo de areia se desmanchando. Parece que suas torres querem alcançar o céu, com os contornos inspirados na montanha Santa Montserrat. Quando estiverem prontas, terão 170 metros de altura. A simbologia cristã está presente em toda obra. Na superfície está incrustado um emaranhado de esculturas, que parecem surgir com vida nas pedras. Não há palavras, nem fotos, nem infográficos que sejam capazes de explicar o que é e qual o significado do Temple Expiatori de la Sagrada Família.
Endereço: Carrer de Mallorca, 401, 08013 Barcelona
Telefone: +34 932 08 04 14

Catedral de Barcelona
Em estilo gótico, a magnífica catedral de Barcelona começou a ser construída em 1928, aproveitando antigos templos romanos e mouriscos e uma antiga igreja cristã que existiam no mesmo local. Localizada no Bairro Gótico, ficou totalmente pronta apenas no século 20. Entre outros tesouros do seu interior, estão pinturas medievais catalãs.
Endereço: Pla de la Seu, s/n, 08002 Barcelona
Telefone: +34 933 15 15 54

Museu Picasso
O famoso museu abriga cerca de 3.800 obras do consagrado artista Pablo Picasso, com destaque para os trabalhos do início da sua carreira e para a fase azul do pintor. O museu está localizado no bairro de El Born, na Carrer Montcada, rua que era a mais importante e nobre da Barcelona medieval.
Endereço: Carrer Montcada, 15-23, 08003 Barcelona
Telefone: +34 932 56 30 00

Fundació Joan Miró
Esse museu expõe desenhos, tapeçarias, pinturas e esculturas de Joan Miró, artista catalão famoso por utilizar cores primárias em seus trabalhos. O local também tem um pequeno acervo de obras de arte contemporânea de outros artistas.
Endereço: Parc de Montjuïc, s/n, 08038 Barcelona
Telefone: +34 934 43 94 70


Mercat de La Boqueria
Junto à Las Ramblas, o mercado mais movimentado e famoso de Barcelona conta com mais de 300 barracas, que vendem frutas, queijos, embutidos e outros produtos locais. Elas abastecem as casas dos moradores e os restaurantes da cidade. Mantido pela Prefeitura da cidade, o mercado também abriga deliciosos bares para degustar tapas, os petiscos típicos espanhóis.
Endereço: Las Ramblas, 91, 08001 Barcelona
Telefone: +34 933 18 25 84

Parc de La Ciutadella
O Parque da Cidadela foi durante muitos anos o único parque da cidade de Barcelona. Recebe o nome de uma antiga fortaleza militar construída por Felipe V, para controlar os barcelonenses durante a guerra de Sucessão, em 1714. Apesar de destruída em 1878, ainda mantém algumas construções da época, como o Palácio do Governo, a Capela e o Arsenal, edifício barroco que é hoje a sede do Parlamento da Catalunha e do Museu de Arte Moderna.
O parque atual foi desenhado por Josep Fontser’s para a Exposição Universal de 1888, e abriga o Arco do Triunfo, a Cascata e o Lago Interior, o Castell dels três Dragons, que alberga o Museu de Zoologia, o Invernáculo, o Zoo de Barcelona e La Dama del Paraigua (ou La Dama del Paragua, em espanhol), símbolo da cidade.

Palau de la Música Catalana
O modernismo catalão vai além da obra de seu autor mais conhecido. O Palau de la Música Catalana, obra do arquiteto Lluís Domènech i Montaner, abriga uma sala de concertos tão exuberante que pode ser difícil concentrar-se no palco. Só a parte externa do prédio já valeria a visita. Foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade e apresenta shows de música clássica e popular e espetáculos de flamenco.
Endereço: C/ Palau de la Música, 4-6, 08003 Barcelona
Telefone: +34 932 95 72 00

Turó de La Rovira
Mirante com impressionante vista da cidade de Barcelona, onde você pode ver diferentes camadas da história da cidade. Imperdível.
Endereço: Marià Labèrnia s/n – 08032 - Barcelona
Tel. 93 256 21 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens do Blog