quinta-feira, 23 de abril de 2015

Guia de Viagem a Buenos Aires - Costumes e Cultura




Tango
O tango, declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, é o símbolo da Cidade de Buenos Aires. Seu compasso, sempre histórico e sempre novo, soa em bares, tanguerias, teatros, grande espetáculos e museus.
O tango agente dança, olha e aprende a dançar. Todas as noites as milongas (onde se dança tango) se renovam e nelas os principiantes e expertos do mundo todo percorrem as pistas em sentido contrário as agulhas do relógio.
Design
A cidade de Buenos Aires marca tendências. Percebe-se nas ruas, na arquitetura e na multiplicidade das feiras, na indumentária e na variedade de espaços de dedicados ao design.
Os bairros de Palermo e San Telmo concentram, cada vez mais, lojas de designers autónomos. O Centro Metropolitano de Design abriga empresas, designers e empreendedores para melhorar sua competitividade (www.cmd.gob.ar).
Em 2005, a Cidade de Buenos Aires foi declarada a primeira Cidade do design pela UNESCO.
Compras
Sair para compras é uma atividade que a Cidade propõe.
O bairro San Telmo é a meca para os amantes das antiguidades; a Avenida Corrientes para os fanáticos de música e livros; o bairro Retiro e a calle Florida se destacam pelos artigos de couro; o Palermo pelas lojas de design e o La Boca pelas suas lembranças de viagens. Os shoppings e a Avenida Santa Fé reúnem as grifes nacionais e internacionais mais reconhecidas, enquanto que na Avenida Córdoba 4000 se concentram os outlets e lojas de roupa com grandes descontos.
Mercados e feiras em parques e praças oferecem nos fins de semana antiguidades, produtos regionais e de design.
 
Esportes
O esporte ocupa um lugar central na vida dos portenhos: automobilismo, turfe, tênis, maratona e iate, que dentre outros esportes têm seu lugar no calendário de eventos da Cidade. O futebol representa um ritual popular carregado de paixão portenha. Assistir um jogo no estádio do Boca ou River é realmente único.
Há um século, o Aberto Argentino de Polo enfrenta as mais famosas equipes nacionais e convoca o público internacional.
A Cidade conta ainda com um campo de golfe e inumeráveis espaços verdes, onde se pode praticar ciclismo e caminhadas, dentre outras atividades.
Literatura
A cidade Buenos Aires é uma fonte de inspiração para muitos escritores. Leitores do mundo inteiro conhecem o Parque Lezama através do escritor Ernesto Sabato. E, podem imaginar o Palermo de Borges, o Flores de Roberto Arlt ou o Villa del Parque onde cresceu Cortázar, graças às suas obras.
A tradição portenha pelas letras se expressa nos cafés literários e na diversidade das livrarias. Não é casualidade que a Cidade seja sede da mais importante Feira Internacional do Livro de fala hispana (anualmente no mês de abril) e que foi nomeada como Capital Mundial do livro, em 2011, pela UNESCO.
Para os amantes da literatura é importante visitar a Biblioteca Miguel Cané no Boedo, onde se encontra o antigo escritório de Jorge Luís Borges (Carlos Calvo, 4319 – das 10:00 às 18:00 horas).
 
Arte
Buenos Aires é um dos centros e eixos culturais da América Latina. Sua essência heterogênea e seu romance com as artes podem ser percebidos nas ruas, museus e galerias.
Há datas nas quais a arte é protagonista: ArteBA (junho), a Semana da Arte (setembro) e a Noite dos Museus (novembro).
Na última sexta-feira de todos os meses, entre o outono e a primavera, as Gallery Nights iluminam a noite portenha adicionando novas características ao calendário anual da Cidade.
Para os amantes das artes, não deixar de visitar a amostra de arte argentina no Museu Nacional de Belas Artes (Av. Del Libertador, 1473).
 
Gastronomia
Com um perfil gastronômico amoldado pela influência e uma caraterística crioula, a Cidade é um mostruário de todas as comidas do mundo.
Há de tudo, desde restaurante de cinco talheres até pitorescos “bodegões”; a cozinha espanhola mais tradicional ao lado do melhor restaurante asiático; pratos italianos e muita comida portenha.
Os restaurantes e “parrillas (churrascarias) estão distribuídas nas zonas do Puerto Madero, do Las Cañitas, do Palermo e da Recoleta. As melhorias pizzarias estão na Avenida Corrientes e a melhor comida espanhola na Avenida de Mayo.
 
Bares Notáveis
Certos bares se destacam na Cidade por terem sido cenário de atividades culturais significativas para a vida urbana. Outros sobressaem por sua antiguidade, pela sua arquitetura ou pela sua relevância local. Todos eles são considerados “Bares Notáveis” e são parte oficial do patrimônio cultural portenho.
Conhecê-los e compartilhar a atmosfera amável dos bate-papos de café, usufruindo de um clássico “cortado” (pingado) é ritual obrigatório para os habitantes da Cidade e uma experiência imperdível para os visitantes. Leve em conta no roteiro de visitas e espetáculos os Bares Notáveis da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário