quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Guia de Viagem a Nova York - Dicas do Metrô de Nova York


É a melhor forma de se movimentar pela cidade. A responsável pelo metrô é a Metropolitan Transit Authority (MTA). Ele funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Os horários de pico vão, mais ou menos, das 7:30 às 9:30 horas, de segunda a sexta-feira. O metrô é rápido, barato, eficiente, quase sempre seguro e o acesso bastante simples.
A MTA incentiva as boas maneiras, e cartazes pedem que os passageiros cedam lugares aos mais velhos, grávidas e deficientes, que não obstruam as portas, e que andem e não corram.

Os funcionários das estações (quase sempre) são prestativos, e em muitas estações têm uma equipe.
Para ajuda em inglês, ligue 718/330-1234 (24 horas). Para ajuda em outros idiomas, ligue 718/330-4847 (das 7:00 às 19:00 horas).

Se é a sua primeira vez em Nova York, será necessário um pouco de estudo para entender o funcionamento do metrô.


Click em "Mais Informações" para saber tudo sobre o Metrô

Uptown ou Downtown? Se quiser ir para o norte, não importa o ponto em que estiver, vai precisar de um trem Uptown. Se quiser ir para o sul de onde estiver, tomará um trem Downtown. Algumas estações são Uptown Only ou Downtown Only, ou seja, apenas obedecem à direção norte ou à direção sul. São claramente sinalizadas na rua. Se você encontrar o círculo colorido com número ou letra que deseja e souber que deve ir para o norte, por exemplo, não entre em uma estação marcada com Downtown Only, pois qualquer trem que pegar aqui levará você para a estação oposta. Os trens que vão para a direção certa passam por perto, em geral com estação do outro lado da rua. Preste atenção nas placas antes de entrar.

Nas grandes estações você terá as duas opções, porém nas ruas existem estações apenas para cada um sentido.
Acesse aqui e veja as linhas do metrô e as estações onde param cada trem.
Observe na parte superior direita do Mapa (baixe PDF) as dicas (chave = key): Pontos  pretos: somente serviço local – só param os trens indicados. Se tiver mais de um número ou letra, para o que estiver em negrito. Pontos brancos: todos os trens indicados param.
As estações quase sempre têm o nome da rua na qual está localizada e a entrada é indicada com luminosos verdes (estações 24h) e luzes vermelhas (estações com horário limitado).
As linhas 1, 2 e 3 vão pelo lado oeste e as 4, 5 e 6 trafegam pelo lado leste. Já as linhas com letras cruzam a ilha.

Mapa interativo de metrô - Dezoito mapas interativos foram instalados na Grand Central Terminal (rua 42), em forma de telas touchscreen de 47 polegadas. Algumas das informações apresentadas são: partidas, chegadas, atrasos, interrupções e até mesmo pontos de interesse.
Não espere o trem muito perto do vão da plataforma. Posicione-se mais para trás. Se tiver pouca gente na plataforma, tarde da noite ou se você estiver sozinho, fique sob a placa amarela de “During off  hours trains stop here” ou “Off-Hour Waiting Area”. Quando o trem parar, o condutor põe a cabeça para fora da janela no carro do meio, onde ele ou ela viaja, e onde você também deve entrar. Deixe os passageiros descerem antes de você embarcar. Não viaje em vagões vazios. Após as 23 horas pegue um táxi até se acostumar com o metrô.
Atenção para avisos afixados nas estações, alertando para obras na estação e linhas do metrô a noite e em finais de semana.
Se você entrar em um trem expresso que não para no seu destino, desça na parada seguinte e volte na mesma linha até onde embarcou ou peça orientação a um funcionário da estação. Você terá de pagar taxa extra para entrar de novo na plataforma. Em algumas estações, é preciso sair do prédio e entrar de novo do outro lado, a fim de pegar o trem que vai na direção correta para o destino desejado.
Se mesmo consultando o mapa precisar de ajuda para encontrar uma estação, pergunte a um policial ou entre em um hotel, museu ou loja para se informar. A maioria das pessoas que trabalham nesses lugares está acostumada a ajudar turistas, e até as pessoas na rua gostam de dar informações.
As áreas de Lower East Side e East Village não são bem servidas pelo metrô. Se for a alguma das duas à noite, é melhor pegar um taxi.
Na frente e na lateral de todo trem está marcado o número ou letra do trajeto. Certifique-se disso antes de embarcar, a fim de não tomar o trem errado.
O condutor anuncia cada parada. Nos trens novos, esses avisos são gravados.
Por dentro, cada vagão do metrô tem um mapa afixado ao lado de uma das portas, para que você saiba que está viajando na direção certa e possa ver quantas estações ainda faltam.
Procure as placas nas paredes da estação assim que o trem entrar na estação.
Após desembarcar, suba pela escadaria ou pela escada rolante. Você tem que passar pelas catracas pra sair da estação, mas não precisa usar o MetroCard. Observe se escolheu a saída certa para o seu destino.
Em caso de emergência, procure um policial ou um telefone e ligue para 911 (grátis). O Transit Bureau Police faz patrulha nas estações.
Nem todas as estações de metrô ou trens estão preparadas para cadeirantes. Para saber quais têm acesso, consulte o site do MTA aqui e click na linha desejada (como na figura abaixo). Além da indicação das estações para cadeirantes, tem as rotas de cada linha.
Descrição: To 1 Line Route and ScheduleDescrição: To 2 Line Route and ScheduleDescrição: To 3 Line Route and ScheduleDescrição: To 4 Line Route and ScheduleDescrição: To 5 Line Route and ScheduleDescrição: To 6 Line Route and ScheduleDescrição: To 6 Express Line Route and ScheduleDescrição: To 7 Line Route and ScheduleDescrição: To 7 Express Line Route and Schedule
Descrição: To A Line Route and ScheduleDescrição: To B Line Route and ScheduleDescrição: To C Line Route and ScheduleDescrição: To D Line Route and ScheduleDescrição: To E Line Route and ScheduleDescrição: To F Line Route and ScheduleDescrição: To G Line Route and ScheduleDescrição: To J Line Route and Schedule
Descrição: To L Line Route and ScheduleDescrição: To M Line Route and ScheduleDescrição: To N Line Route and ScheduleDescrição: To Q Line Route and ScheduleDescrição: To R Line Route and ScheduleDescrição: To S Line Route and ScheduleDescrição: To Z Line Route and Schedule
As linhas mais utilizadas são:
4, 5 e 6 – Circulam por todo leste de Manhattan, até o Bronx e o Brooklyn.
1, 2, 3, A, B, C, D, E e F – Circulam por todo o lado oeste de Manhattan, até o Bronx e o Brooklyn.
N, R, Q e W – Partem do Blooklyn e do Queens e entram e saem de Mahanttan.
S – Circula entre a Times Square e a Grand Central Terminal, funcionando como transporte circular.
L – Circula pela 14Th Street até o Brooklyn.
Você compra o MetroCard nas máquinas das estações de metrô com cédulas, moedas ou cartão de crédito.
Existem dois tipos de MetroCard:
- pague-por-uso (Pay-Per-Ride) - pode ser usado por até 4 pessoas numa mesma viagem. Você passa o cartão e a catraca e dá para outra pessoa fazer o mesmo;
- cartão ilimitado (Unlimited-Ride) - só uma pessoa pode usar e vale a pena se você for usar o sistema de transporte público várias vezes. Para uso por mais de uma pessoa deve-se aguardar 18 minutos, o que é inviável. Você pode comprar o passe ilimitado de 1 dia ( 1-Day Fun Pass),  muito mais caro e pode ser usado até as 3 da manhã. Ou para 7, 14 ou 30 dias, mais barato.
Veja preços e mais detalhes aqui
Como comprar MetroCard
Veja o vídeo:

Todas as estações de metrô tem uma máquina para comprar com o cartão.
Descrição: Descrição: http://www.nysubway.com/repository/metrocard/metrocardmachine-175x233.gif

- Clique “Start” na tela para iniciar a compra. Surgirá a pergunta: Which language?  Qual a língua?  Sugiro escolher inglês ou espanhol.
Se você escolheu inglês:
- Please select MetroCard Type - Favor selecionar o tipo de MetroCard.
Nessa tela existem 3 opções. Escolha MetroCard ou se caso de necessitar apenas de 1 passagem, escolha a opção Single Ride (válido por duas horas).
- Please select transaction - Se você já tem o cartão selecione “Refil Your card” para recarregar. Caso contrário escolha “Get a new card”, para comprar um novo. Para um novo cartão você pagará uma taxa de $1 no total da compra.
- What type of MetroCard?
Clique em Regular MetroCard, ou
Clique em “Unlimeted ride”, para o passe de uso ilimitado.
Observe que você pode voltar a tela clicando em Go Back ou cancelar em Cancel.
- Which Unlimited Ride?
É a opção mais utilizada. Então escolha se para 7, 14 ou 30 dias.
Para quem vai ficar mais que 7 dias na cidade, porém menos que 30, vale comprar um MetroCard de 7 dias e depois, se for o caso, mais um de 7 dias, ou recarregar ou mesmo comprar o passe unitário (single ride), caso fique 1 ou 2 dias a mais.
- How do you want to pay?
Chegou a hora de pagar. Escolha qual a opção: dinheiro (cash) ou cartão de crédito (credit card). Pode-se também usar também cartão pré-pago ou de débito. Os cartões devem estar desbloqueados para uso no exterior.
- You will be charged $......
No caso de pagamento por cartão, depois de inseri-lo na máquina, o sistema pedirá que você confirme o valor da compra. Dê ok.
Por moedas (coins) – são aceitas de 1 dólar, 25 cents, 10 cents e 5 cents, e
Cédulas de 1, 5, 10, 20 e 50 dólares.
O troco máximo que a máquina retorna é de US$8. Se vai comprar para uma semana e colocar uma cédula de US$ 50 a máquina vai computar os 50 no cartão.
Se for pagar com cartão, a máquina vai lhe pedir o seu ZIP Code, o CEP dos americanos. Digite no teclado os cinco primeiros dígitos do seu CEP ou 99999, e pronto.
Seu MetroCard sairá pronto para uso.
Descrição: Descrição: http://www.slate.com/content/dam/slate/blogs/future_tense/2014/01/08/new_york_s_metrocard_turns_20_mta_to_ditch_it_for_smartphone_apps_credit/1389204862.jpg.CROP.promovar-mediumlarge.jpg
Não passar o cartão no leitor nem muito lento, nem muito rápido. Tente sempre na mesma catraca. Se mudar para outra a passagem pode ser computada duas vezes.
O nome MetroCard e a tarja magnética deverão estar voltados para você.
Cartão válido e lido corretamente, vai aparecer no visor a palavra “GO” (IR) e você pode passar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário