segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Guia de Viagem a Roma

Todos os caminhos levam a Roma

Arco de Constantino
Foi construído no ano 312 d.C, aproveitando peças de outros monumentos, acabando por misturar elementos alusivos a outros imperadores romanos como Trajano e Adriano. Inaugurado oficialmente em 315 d.C. para comemorar a vitória de Constantino sobre Magêncio na batalha de Ponte Mílvia (a ponte dos cadeados do amor em Roma). O Império Romano era dividido, sendo que Magêncio era o imperador de Roma e Constantino de Gália, Hispânia e Bretanha.
O acesso ao arco é fechado por grades, não permitindo aos visitantes observa-lo nos detalhes. A inscrição por cima do arco confirma a homenagem da sua construção ao imperador romano Constantino, por ordem do senado e povo de Roma.
A sua dimensão é inferior a outros arcos de triunfo construídos em outras cidades, porém se considerada a sua idade é um das atrações imperdíveis de Roma.
Endereço: Via di San Gregorio, Roma


Click em "Mais informações", abaixo, e conheça as principais Atrações Turísticas de Roma.

Basílica de São João de Latrão
É a catedral do Bispo de Roma, o Papa, e está localizada na Praça Giovanni Paolo II. Seu nome oficial é Archibasilica Sanctissimi Salvatoris (Arquibasílica do Santíssimo Salvador) e é considerada a “mãe” de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro.
Na parte de trás da Basílica pode ser observado o Obelisco Laterano, construído na época dos faraós Tutmósis III e Tutmósis IV (Século XV a.C.), originário do templo de Amon em Tebas (Egipto). Foi transportado para Roma pelo imperador Constantino II.
Em uma construção junto a Basílica está a Escada Santa, que segundo a tradição católica foi a usada por Jesus para entrar na sala de seu interrogatório com Poncio Pilatos, antes da crucificação, e trazida para Roma por Santa Helena, mãe de Constantino, no ano de 326 d.C.
Endereço: Piazza di San Giovanni in Laterano, 4, Roma






Basílica de São Pedro
Um dos lugares mais sagrados do catolicismo, sede do papado e do túmulo de São Pedro, é a igreja mais visitada de Roma e a maior do mundo (mais de 20 mil pessoas em dias normais). No seu interior estão algumas obras de arte fundamentais da Itália dos séculos 15, 16 e 17, de mestres como Bernini e Michelangelo. Um dos pontos altos da visita é a Pietà, esculpida em mármore por Michelangelo. Tudo dentro da Basílica é superlativo, do ornamento dos pisos às massivas colunas, das capelas laterais ao teto decorado. Para se chegar à cúpula requer a escalada de 537 degraus, com o acesso à esquerda da entrada principal, além da Porta Santa. A entrada é paga, tanto para quem usa o elevador como para quem encara a subida a pé.
   Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano, Cidade do Vaticano

 




Bocca della Verità
É uma máscara de mármore, com diâmetro de 1,75 metros, representando o rosto de um homem com a boca aberta, localizado no pórtico da igreja Santa Maria in Cosmedin.
Na Idade Média era usada pelos maridos para saberem se suas esposas lhes eram fiéis ou não. Eles levavam suas respectivas mulheres até a Boca da Verdade e as obrigavam a colocarem suas mãos dentro dela, se tivessem sido infiéis, diz a lenda, a boca se fecharia decepando as suas mãos.
Endereço: Via della Greca, 4, Roma RM, Itália















Campidoglio
O monte capitolino é uma das sete colinas de Roma e onde fica a sede oficial do prefeito da cidade. A praça foi modificada diversas vezes, mas o último projeto foi realizado por Michelangelo em 1536. O artista queria que a principal atração da praça fosse o monumento equestre ao imperador Marco Aurélio (a estátua original se encontra nos Museus Capitolinos).
Por trás do Campidoglio é possível ter uma visão geral do Fórum Romano. Ao lado da praça se encontra a igreja Santa Maria in Aracoeli, onde Santa Helena, mãe do imperador Constantino, está sepultada.
Endereço: Piazza del Campidoglio, Roma







Campo di Fiori
O Campo de Fiori é uma praça no centro de Roma, ao leste do rio Tibre. Todos os dias, exceto aos domingos, os romanos têm o privilégio de terem uma das suas maiores feiras de rua, onde pode-se comprar flores, verduras, queijos, presuntos, peixes e, claro.
Aqui, em 1600, o frade dominicano, filósofo, matemático e astrônomo de Bruno Giordano foi queimado vivo. Uma estátua de Giordano fica no local exato de sua morte.
Endereço: Piazza Campo di Fiori, 00186 Roma


 






Castelo Sant’Angelo
Está localizado à margem direita do rio Tibre, diante da ponte Sant'Angelo, a pouca distância do Vaticano.
Também conhecido como Mausoléu de Adriano (imperador), já foi usado como edifício militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália.
Famoso também pelo romance Anjos e Demônios, de Dan Brown, mesmo autor de código da Vinci, é um lugar que reflete a história de Roma. A vista do terraço é algo espetacular e visão do Castelo à noite, iluminado, é realmente simplesmente imperdível.
Fecha às segundas-feiras.
Endereço: Lungotevere Castello, 50, 00186 Roma





Chiesa del Gesú
A Igreja de Jesus pertence a Ordem dos Jesuítas. Fundada no século 16 por São Ignacio de Loyola (enterrado no local), serviu de modelo para a maioria dos templos da Ordem surgidos depois, inclusive alguns que seriam construídos no Brasil. Sua fachada branca é considerada um dos primeiros marcos do barroco, e em seu interior figuram afrescos, estátuas e peças decorativas de artistas importantes do mesmo estilo, como Pietro da Cortona e Pier Francesco Mola.
   Endereço: Via degli Astalli, 16, 00186 Roma









Circo Máximo
O Circo Máximo era a melhor e maior pista de corrida de Roma. Foi construído em um longo vale que se estendia entre as colinas romanas de Aventine e Palatine. No começo, os espectadores sentavam-se nas colinas para observar os festivais, corridas de bigas, combates entre gladiadores, entre animais, martírios de cristãos e chegou a ter capacidade para até 250.000 espectadores. Hoje é usado para realizar grandes shows, comícios, manifestações ou simplesmente como uma área de lazer para romanos e turistas.
Endereço: Via del Circo Massimo, 00186


  








Coliseu
Também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga. Seu nome é devido à expressão latina Colosseum, estátua colossal do imperador romano Nero, que ficava perto da edificação. Construído entre os anos 70 e 80 da nossa era, durante os governos dos imperadores Vespasiano e Domiciano, foi utilizado para realização de combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, batalhas navais (possuía um sistema que transformava a arena num grande lago), caçadas, etc. Em sua construção foi usado mármore, ladrilho, tufo e pedra travertina.
Foi danificado por um terremoto no começo do século V e restaurado posteriormente. No século XIII, foi usado como fortaleza militar. Entre os séculos XV e XVI foi alvo de saqueadores, que levaram boa parte dos materiais valiosos da construção.
Foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo e conferido pela UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade. É um dos pontos turísticos mais visitados da Itália.
Endereço: Piazza del Colosseo, 1, 00184




Fontana di Trevi
Inaugurada em 1735, marca o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma. Considerada a mais bela fonte do mundo, a Fontana di Trevi (Fonte dos Trevos), é um dos mais sedutores monumentos de Roma. Localizada na freguesia de Trevi, no Bairro do Quirinal, no centro histórico de Roma, desenha a fantasia das suas águas e estátuas aninhadas no centro de um palácio, possuindo vinte metros de largura e cerca de vinte e seis metros de altura.
Endereço: Piazza di Trevi, 00187 Roma









Fórum e Mercado de Trajano
Foi o último dos fóruns imperiais da Roma Antiga. Construído entre os anos 100 e 110 dC, o Mercado de Trajano, considerado o primeiro shopping-center da história, é o nome moderno de um complexo de edifícios que originalmente se estendia além dos atuais limites da área arqueológica, numa zona ocupada por palácios modernos.
Endereço: Via IV Novembre, 94, 00187- travessa da Via dei Fori Imperiali - Roma









Fórum Romano
Centro comercial, religioso e político da cidade durante o Império, o local reunia os edifícios nos quais funcionavam os principais órgãos burocráticos, como os tribunais, além de estabelecimentos comerciais, templos religiosos e redutos boêmios. De formato retangular, circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural.
O que sobrou desses prédios ainda está lá ao pé do Monte Palatino. Entre as principais ruínas se encontram o Arco de Tito, do ano 81 d.C., o Templo de Saturno, do século 5 a.C., e a Basílica Giulia, cujas origens remontam ao ano 54 a.C..
O ingresso para o Fórum Romano é combinado com o do Monte Palatino e seus museus e o Coliseu. A área do hipódromo, adjacente, tem acesso gratuito.
Endereço: Via della Salaria Vecchia, 5/6, Roma



Galleria Borghese
Ao norte da Piazza di Spagnaestá a Villa Borghese, parque ideal para uma pausa em meio à natureza. Além de muito verde, lá o visitante vai encontrar belas fontes, estátuas e zoológico para um passeio com as crianças. O parque oferece uma série de boas atrações e a Galleria Borghese, sem dúvidas, é uma das principais. Nesse belo palácio é possível ver de perto obras-primas de artistas mundialmente famosos, como Caravaggio, Bernini, Raphael, entre outros.
Entrada: É necessário adquirir o ingresso e fazer reserva com antecedência, pois o local não tem capacidade para grande quantidade de visitantes.
Horário: terça-feira a domingo, das 9h às 19h.
Endereço: Piazzale del Museo Borghese, 5, 00197 Roma




Isola Tiberina
Ilha em forma de barco localizada bem no meio do rio Tibre (Tevere), no centro de Roma. Dois terços da ilha são ocupados pelo hospital Fatebenefratelli e em frente a ele está a Basílica de San Bartolomeo. No verão, tanto na ilha como nas beiras do rio, são montados vários bares que são muito frequentados por romanos e turistas.
Endereço: Ponte Cestio, Roma




  








Jardins do Vaticano
São jardins e parques com cerca de 20 hectares e cobre a maior parte da colina do Vaticano. Foram estabelecidos durante as eras da Renascença e Barroca. Possuem mais de 300 espécies raras de vegetais e 6.500 variedades de plantas de todos os continentes. Espécies exóticas decoram os jardins, assim como belas fontes como a “Fontana dell’Aquilone” - decorada com uma grande águia - e grutas artificiais.
Outros lugares de grande fascínio dentro dos jardins são a Torre Leonina, o mais antigo observatório astronômico do mundo e mais tarde sede da Rádio Vaticana, e também o edifício no qual Nobel Guglielmo Marconi , inventor do telegrafos sem fio e da rádio, transmitiu pela primeira vez a voz de um papa.
Endereço: Cidade do Vaticano






Largo di Torre Argentina
Praça situada na zona de Campo de Marte, onde constam alguns templos da época da República Romana, e as ruínas do Teatro de Pompeu.
O nome da praça advém de Torre Argentina, que não tem qualquer relação com o país sul-americano, mas sim com a cidade de Estrasburgo, cujo nome original era Argentorato. Em 1503, John Burckhardt de Estrasburgo construiu na via do Sudário um palácio, a Casa del Bucardo, anexando uma torre, a Torre Argentoratina, que herdou o nome da sua cidade-natal.
Endereço: Largo di Torre Argentina, Roma





Monumento a Vittorio Emanuele II
Também conhecido como Altar da Pátria, foi erguido em 1885 em homenagem a Vittorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália unificada, que está representado em cima de seu cavalo na estátua em frente do monumento que se encontra na Piazza Venezia.
Sua grandiosidade e opulente fachada de 140 metros de comprimento e 70 metros de altura coberta de mármore branco com colunas corintias não é aprovada pelos romanos que o detestam. Este monumento desperta um sentimento de amor-ódio na cidade. A verdade é que acaba por destoar de tudo o que vemos, talvez seja o seu estilo ou o mármore branco que contrasta com os tons terra dos edifícios mais antigos da cidade. É admirado pelos turistas, principalmente à noite quando está todo iluminado. É um dos monumentos mais vistosos de Roma e sua localização estratégica entre Roma Antiga e o Centro Histórico passou a ser o melhor ponto de referência da cidade.
Endereço: Piazza Venezia, 00186 Roma




Museus do Vaticano
Os Museus Vaticanos constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos.
Há galerias sobre arte etrusca, egípcia, uma seção dedicada a tapeçarias dos séculos 15 ao 17, um conjunto de quatro salas decoradas por Rafael (incluindo a clássica pintura Escola de Atenas) e outros pequenos museus históricos e etnológicos. Mas entre as partes mais significativas estão a Capela Sistina, cujos fantásticos afrescos no teto, retratando cenas do Gênese, foram pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512. Seu poder e beleza são tão grandes que muitos se esquecem de apreciar as pinturas das paredes laterais, feitas por mestres como Ghirlandaio e Botticelli. Esse também é o lugar onde conclaves são reunidos para a eleição dos novos papas, mas, definitivamente, todos os olhos estão voltados para o minúsculo vazio entre os dedos letárgico de Adão e o indicador poderoso de Deus. Essa é uma imagem que nem as filas, nem a multidão conseguem fazer perder a magia.
O Museu fecha aos domingos, porém todo o último domingo de cada mês ele abre gratuitamente. Dia 27 de setembro (Dia Mundial do Turismo) a entrada também é gratuita. O Roma Pass não vale para o Museu Vaticano.
Endereço: Viale Vaticano, 00165 Roma



Palatino
Uma das sete colinas de Roma, é uma das partes mais antigas da cidade. Segundo a lenda, Roma teve origem exatamente nessa colina. Foi sede das residências dos aristocratas (época republicana) e imperadores (período imperial) de Roma.
Há mais ou menos um ano foi aberta para visitação parte da casa do Imperador Augusto (primeiro imperador de Roma). O ingresso inclui a visita ao Fórum Romano e Coliseu também.
Endereço: Piazza di S. Maria Nova, 53, 00186 Roma








Pantheon
Templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita.
Endereço: Piazza della Rotonda, 00186 Roma











Palazzo del Quirinale
Residência oficial do Presidente da República Italiana, encontra-se numa das sete colinas de Roma: colina Quirinale. Até 1870 foi a residência de verão do Papa e depois passou a ser o palácio real dos Savoia até 1946.
O obelisco que se encontra na Piazza del Quirinale foi trazido do Egito para Roma no primeiro século d.C., provavelmente, na época do imperador Domiciano.
Endereço: Piazza del Quirinale, 00187 Roma
  







Piazza della Rotonda
A praça fica no lado sul da cidade onde está localizado o Pantheon. De um lado, pequenos prédios coloridos de quatro andares, do outro, o eterno Pantheon. Por baixo de tudo, um simpático piso de paralelepípedos. Ao centro, a Fontana del Pantheon, esculpida em mármore no século 16, e o obelisco trazido do antigo Egito.
Endereço: Via dei Pastini, 17, 00186 Roma












Piazza di Spagna 
É uma das mais belas praças italianas onde uma escadaria leva até a igreja Trinità dei Monti. Na primavera (abril/maio) as escadarias são enfeitadas com flores. 
Bem no centro dela se encontra a Fontana della Barcaccia, uma fonte em forma de barca projetada em 1627 pelos famosos escultores italianos Bernini, pai e filho.
Endereço: Piazza di Spagna, 187 Roma




  





Piazza Navona
Essa belíssima praça nos tempos da antiga Roma era o Estádio de Domiciano. Bem ao centro da praça está a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) e, ao redor, existem vários artistas que expõem e vendem seus trabalhos. Nela se localiza a Embaixada Brasileira, no magnífico Palazzo Pamphili, que pode ser visitada às quintas, às 15:30 horas, com agendamento.
Endereço: Piazza Navona, 00186 Roma










Piazza del Popolo
A Praça do Povo, uma das mais importantes de Roma, foi modificada diversas vezes pelos pontífices sendo a última projetada por Giuseppe Valadier (importante nome do Neoclassicismo).
Abriga três igrejas: Santa Maria del Popolo, ao lado da Porta del Popolo bem onde Nero morreu e foi sepultado, e as gêmeas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli, ao lado oposto da praça.
Duas fontes: Fontana della Dea di Roma de um lado e Fontana del Nettuno do outro.E no centro o Obelisco Flaminio, trazido do Egito para Roma pelo imperador Otaviano Augusto, circundado por 4 leões de mármore.
Atualmente a praça é muito utilizada para realização de grandes e importantes eventos da cidade.
Endereço: Piazza del Popolo, Roma







Piazza Venezia
Outra famosa praça romana, onde se encontra o Vittoriano, monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II e que abriga o corpo de um soldado desconhecido, da Primeira Guerra Mundial, representando todos os soldados que não puderam ter um túmulo com seus nomes.
Na parte superior do Vittoriano se encontra o Museo Centrale del Risorgimento.
Endereço: Piazza Venezia, Roma







 
Santa Maria Maggiore
É uma das quatro basílicas patriarcais de Roma. Sua construção foi ordenada pelo Papa Liberio que, segundo a lenda, em 05 de agosto 356 viu a Virgem Maria em seus sonhos. Ela indicou onde para construir a igreja através de uma queda de neve e por está razão a igreja também é chamada pelo segundo nome de Santa Maria "ad Nives", das Neves.
Endereço: Piazza di S. Maria Maggiore, 42, 00100 Roma


 








Santa Maria in Trastevere
Na praça que leva seu nome, a igreja, uma das mais antigas da cidade, foi a primeira em Roma a homenagear a Virgem Maria, ainda no século 3. Além da importância histórica, a basílica chama atenção pelos belíssimos mosaicos dourados do século 12, em especial os que adornam a abside, no altar-mor, cujas cenas contam a história da mãe de Jesus.
Endereço: Piazza di Santa Maria in Trastevere, 00153 Roma












Termas de Caracalla
Uma das maravilhas da Roma antiga, foram construídas pelo imperador Caracalla em 212 – 217 d.C. e podiam abrigar mais de 1500 pessoas.
Provavelmente, o objetivo principal era agradar o povo e desvincular seu nome da má fama que possuía devido a sua imensurável crueldade.
Endereço: Viale delle Terme di Caracalla, Roma


 





Vaticano
O Estado da Cidade do Vaticano, com aproximadamente meio quilômetro quadrado, é mais que uma experiência religiosa. No lado ocidental do Tibre, uma majestosa cúpula domina os céus de Roma. O impressionante domo da Basílica de São Pedro é apenas um dos magníficos marcos do Vaticano. Sede da Igreja Católica, seu soberano é o Papa, seus domínios, uma impressionante coleção de obras de arte, monumentos, capelas, igrejas e obras arquitetônicas que resumem boa parte da produção intelectual e artística do Ocidente.












Villa Borghese
Situado na colina Pinciana, é o terceiro maior parque da cidade com 80 hectares.
Era a casa de recreio que o Cardeal ScipioneBorghese mandou construir na periferia de Roma e onde reuniu a sua coleção de obras de arte (Galleria Borghese que abriga obras de Gian Lorenzo Bernini, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Raffaello, Rubens, Tiziano, etc.). Ponto de encontro dos romanos nos finais de semana durante o dia com muitas opções de lazer.
Endereço Jardins da Villa Borghese Roma











Outras atrações por áreas:
Campidoglio
Igreja de San Marco
Igreja Santa Maria in Aracoeli
Templo de Jupiter
Palazzo dei Conservatori
Palazzo Nuovo
Palazzo Venezia e Museu

Fórum
Templo de Antonino e Faustina
Templo de Saturno
Templo de Vesta
Basílica de Constantino e Maxênio
Cúria
Casa das Virgens Vestais
Prisão Mamertina
Arco do Sétimo Severo
Arco do Tito Coluna de Trajano
Fórum de Augusto
Fórum de Nerva
Rosta

Palatino
Templo de Cibele
Domus Augustana
Domus Flavia
Casa de Livia
Cabanas de Rômulo
Stadium
Jardins Farnese

Piazza dela Rotonda
Sant’Ignazio di Loyola
Santa Maria sopra Minerva
Templo de Adriano
Palazzo Doria Pamphili
Coluna de Marco Aurélio

Piazza Navona
Igreja Chiesa Nuova
Igreja San Luigi dei Francesi
Igreja Salvatore In Lauro
Igreja Sant’Andrea della Valle
Igreja Sant’Ivo Allá Sapienza
Igreja Santa Maria della Pace
Museo Napoleonico
Palazzo Altemps
Palazzo Massimo alle Colonne
Fontana dei Quattro Fiumi
Pasquino
Via Del Coronari
Via Del Governo Vecchio

Piazza di Spagna
Igreja Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto
Igreja Santa Maria Del Popolo
Igreja Trinità dei Monti
Casa de Goethe
Keats-Shelley Memorial House
Palazzo de Propaganda Villa Medici
Porta del Popolo
Via Condotti
Ara Pacis
Mausoléu de Augusto
Jardins de Pincio

Campo dei Fiori
Palazzo Spada
Palazzo Fernese
Fontana delle Tartarughe
Campo dei Fiori
Gueto e sinagoga
Teatro di Marcello

Quirinale
Igreja Sant’Andrea al Quirinale
Museo Nazionale Romano
Piazza della Repubblica
Fontana di Mosè

Esquilino
Igreja San Pietro in Vincoli
Igreja Santa Maria Maggiore
Igreja Santa Prassede
Museo Nazionale d’Arte Orientale
Domus Aurea

Laterano
Igreja San Clemente
Igreja San Giovani in Laterano
Igreja Santa Groce in Gerusalemme
Igreja Santi Quattro Coronati
Igreja Santo Stefano Rotondo

Caracalla
Igreja San Gregorio Magno
Igreja Santa Maria in Domnica
Igreja Santi Giovani e Paolo
Colombário de Pomponius Hydas
Villa Celimontana

Aventino
Igreja San Giovanni Decollato
Igreja San Saba
Igreja Santa Maria della Consolazione
Igreja Santa Maria in Cosmedin
Templo do Fórum Boarium
Circo Massimo

Trastevere
Igreja San Francesco a Ripa
Igreja Santa Maria in Trastevere
Sant’Egidio e Museo di Roma in Trastevere
San Michele a Ripa Grande

Gianicolo
Igreja Tempietto
Palazzo Corsini e Galleria Nazionale d’Arte Antiga
Villa Farnesina
Fontana dell’Acqua Paola
Monumento a Garabaldi
Jardim Botânico

Via Veneto
Igreja Santa Maria della Vittoria
Igreja Santa Susanna
Palazzo Barberini
Via Veneto
Fontana Del Tritone
Fontana delle Api



4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, excelente trabalho! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo. Este trabalho tem quase quatro meses e preciso melhorar.

      Excluir
  2. Excelente trabalho. Para qualquer ajuda de programaçao, dicas varia em Roma terei o maior prazer em colaborar!
    Abs
    Rosana Gasparini Guia Oficial de Roma e Vaticano
    Website: www.turismo-roma.eu
    email: turismo@turismo-roma.eu
    TripAdivisor: Turismo Roma
    Watsapp 00393387823236

    ResponderExcluir