domingo, 7 de setembro de 2014

Guia de Viagem - Embarques no Brasil e Exterior

Embarque no Brasil

Procure chegar ao check-in do aeroporto com antecedência mínima de três horas, principalmente em finais de ano. Deixe as lojas e lanches para depois.
Os nossos aeroportos não estão preparados para grandes demandas, apesar das ampliações. As filas são imensas e você pode correr o risco de ser vítima do "overbooking" (prática das empresas aéreas em vender passagens acima das capacidades das aeronaves).
Se o seu destino for os Estados Unidos, vai precisar de mais tempo, pois vão fazer uma entrevista no check-in, para saber quem fez a sua mala, se outra pessoa ficou de posse dela, se aceitou levar alguma encomenda de outra pessoa etc.
Para acesso a sala de embarque, ao passar pelo scanner, será necessário tirar cinto, relógio, óculos, celular e às vezes até os sapatos.
No embarque para os Estados Unidos pode ocorrer uma nova entrevista antes de acesso a aeronave.
Com a inauguração do Terminal 3 de Guarulhos houve uma melhora acentuada no atendimento aos voos internacionais. São 192 mil metros quadrados de área, mais de 100 pontos comerciais (Lojas Armani, Salvatore Ferragamo, Victoria’s Secret, restaurante Olive Garden...), free shop com 4.400 metros quadrados, 26 portões de embarques, Self check-in (check-in das bagagens realizado pelo passageiro em totens de autoatendimento), e-Gates (16 equipamentos para leitura do passaporte brasileiro eletrônico, no embarque e desembarque, liberando os passageiros com mais de 18 anos de passar pela Polícia Federal), 27 esteiras rolantes, 21 escadas rolantes e outras novidades.  


Na saída do Brasil os viajantes devem seguir as regras e procedimentos constantes no site da Receita Federal do Brasil: Veja o Site aqui

Embarque no Exterior

Se planeje para chegar ao check-in do aeroporto com antecedência mínima de três horas. Evite as lojas e lanches neste momento.
Os aeroportos de cidades como Pequim, Miami, Londres, Paris, Dallas, Atlanta, Nova York e Frankfurt são três, quatro, cinco vezes maiores que Guarulhos e Galeão. O terminal da American Airlines em Miami, por exemplo, é muito maior que qualquer dos aeroportos brasileiros. Por vezes, você terá que caminhar muito até chegar ao portão do seu embarque.
Para acesso a sala de embarque, ao passar pelo raio-x, será necessário tirar cinto, relógio, óculos, celular e as vezes até os sapatos.
Importante - Nos voos da American Airlines, com origem nos Estados Unidos, o check-in (self check-in) será feito por você nas máquinas da AA. Após a impressão do cartão de embarque e das etiquetas de identificação das bagagens, você vai fazer o serviço da atendente: etiquetar as malas, tirar os seus comprovantes e entrega-las para despacho.

Na saída dos Estados Unidos não há guichês de imigração. Você vai passar pelo raio-x e pronto. Mesmo que hajam conexões, a sua bagagem será despachada direto para o Brasil. 

Na chegada ao Brasil os viajantes devem seguir as regras e procedimentos constantes no site da Receita Federal do Brasil: Veja o Site aqui.
Para a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário